Menu

Pesquisar
Close this search box.

A política tem que ser feita com elegância

Sou um defensor de que na política o debate pode ser duro, mas sempre na defesa de uma ideia, de uma corrente de pensamento, mas que não pode nunca descambar para a chacota ou para a diminuição pessoal do adversário, quanto mais de um aliado. A elegância cabe também na política. Neste debate sobre a entrada do governador Gladson Cameli no PSDB, a deputada federal Mara Rocha (PSDB), destemperou e deu um exemplo de como não se deve fazer política: com rancor. A sua postagem que circulou no grupo de deputados foi um ataque desnecessário à figura do governador. O tratou de forma irônica, humilhante, o diminuindo, ao se posicionar que, ele poderia vir para o PSDB, mas como mero “cabo-eleitoral” para balançar bandeira com os militantes tucanos em todo estado, e o alertando, como se fosse um Zé Mané, que no PSDB tem deveres e se exige fidelidade partidária. Ao contrário dos presidentes dos diretórios estadual e municipal, que o trataram com o respeito devido, mesmo lembrando ter o PSDB candidato a prefeito da capital. Foi um texto humilhante que nada engrandece a biografia da parlamentar. Até porque se desconhece desde a sua chegada ao poder uma frase, uma menção, de ataque do Gladson a quem quer que seja. Até quando se referiu ao PT. Não resta ao governador neste contexto outro movimento que não seja o de tirar da pauta a sua entrada no PSDB, para evitar novos ataques á sua pessoa, que serão inevitáveis. Se ainda nem se filiou e foi tratado desta maneira, avalie então, como será nas discussões internas! E também, porque o Gladson como governador não precisa do PSDB. Pode compor maioria na ALEAC sem os tucanos. E conhecendo os deputados tucanos naquela casa, acredito que não avalizam a maneira como o governador foi tratado neste episódio. Como disse Che Guevara, na sua célebre frase, de que se pode ser duro, mas sem perder a ternura. E a elegância também cabe na política partidária. E a deputada federal Mara Rocha (PSDB) foi deselegante no presente caso.


NÃO CRITICO A PESSOA


Nunca me furtei no BLOG de fazer algumas críticas às posturas políticas do governador Gladson. E farei de novo, se necessárias. Mas sempre passando longe do ataque pessoal. Quando o ataque passa a ser diretamente à pessoa, deixa de ser debate para ser agressão.


SIMPLES SOLUÇÃO


O governador Gladson Cameli tem uma solução muito simples para sair deste foco com pauta negativa. Reúne os presidentes de partidos, defenda uma chapa de consenso à PMRB, não vai conseguir, mas depois ninguém vai dizer que não tentou. E depois escolha quem quiser apoiar.


NÃO PRECISA DE PARTIDO


Caso o governador Gladson Cameli queira mesmo levar o apoio à candidatura da prefeita Socorro Neri não precisa estar filiado a um partido. Monta um leque de aliança com os partidos que queiram lhe acompanhar, e vai para a campanha. Evitaria estar se desgastando.


OUTRA OPÇÃO


Há ainda outra opção. A de ficar como magistrado e não apoiar ninguém no primeiro turno.


CORRIDA AO CONFESSIONÁRIO


O governador Gladson não assimilou ainda que a sua posição é privilegiada. Não é candidato a nada. E o prefeito que se eleger, não terá outro caminho a seguir do que depois da eleição correr para o seu confessionário para pedir parceria, porque as prefeituras estarão quebradas.


CRISE INEVITÁVEL


A crise econômica deve após esta pandemia se abater ainda mais firme sobre as prefeituras. Será inevitável. E qual é o prefeito que não vai querer ter uma ajuda do governo para sua administração? Todos vão querer uma parceria administrativa, isso é mais do que lógico.


QUESTÃO DE HONRA


Em todas as conversas políticas o senador Márcio Bittar (MDB) tem dito que, será questão de honra na eleição de 2022, ele eleger a mulher Márcia Bittar, companheira das suas batalhas eleitorais. Não tenho dúvida que pelo trabalho que realiza, no mandato, conseguirá o intento.


MAIS ARTICULADO


Entre os candidatos a prefeito dos partidos pequenos o que está melhor se articulando nos bastidores é o empresário Jarbas Soster (AVANTE), e navegando bem nas redes sociais, com um discurso forte centrado na livre iniciativa. E terá estrutura de campanha bem montada.


PARA EVITAR PROBLEMAS


Pelo fato do governo ter secretários de partidos que têm candidatos a prefeito na capital, se o governador Gladson Cameli não quiser ter problemas deve manter rédeas curtas para evitar o uso desta ou daquela secretaria na campanha. Ou poderá ter sérias complicações eleitorais.


BATEU NO TETO


As pesquisas internas de partidos estão mostrando que teve candidato que bateu no teto, e não tem mais o protagonismo das pesquisas iniciais. Na política se denomina de “cavalo paraguaio”, o candidato que dispara na dianteira e no curso da campanha cansa e desaba.


 RESPEITOSO, MAS COM POSIÇÃO


O senador Sérgio Petecão (PSD) tem sido sempre respeitoso, mesmo discordando, quando se refere ao governador Gladson Cameli, pontuando que ele pode ter o candidato que bem que entender, é seu direito; mas que no seu caso, manterá o apoio à candidatura do Velho Boca.


A GRANDE INTERROGAÇÃO


Continua como a grande interrogação desta eleição municipal a definição em Cruzeiro do Sul qual será o candidato a prefeito do grupo de aliados do Palácio Rio Branco. Enquanto não se tiver uma solução jurídica para o caso do prefeito Ilderlei Cordeiro ficará em banho-maria.


SEM CANDIDATO


As pesquisas não mostraram até aqui um candidato que possa derrotar o Bolsonaro, em 2022.


NÃO VAI VINGAR


Deve ficar apenas na vontade a candidatura do Coronel Ulysses Araújo a prefeito de Rio Branco, a depender da direção regional. Ao não ser que, seja avalizado pela direção nacional.


ÁGUAS CALMAS


A candidatura do prefeito Mazinho Serafim (MDB) à reeleição continua a navegar em águas calmas, com a oposição dividida. Mazinho é situado como favorito até pelos oposicionistas.


VOLTA Á ATIVA


O chefe do gabinete civil, Ribamar Trindade, voltou a despachar após ter se recuperado da Covid-19. Não tivesse se mantido afastado o céu político do governo não estaria escuro. Teria, por certo, tido a habilidade, de evitar que o governador entrasse em debates infrutíferos.


EVANDRO CORDEIRO


Quem está na disputa por uma vaga de vereador da capital na eleição deste ano é o jornalista Evandro Cordeiro. O Evandro, qualificado, é um bonachão do qual ninguém consegue ter raiva.  Com anos de militância no colunismo político; poderá se eleito, vir a ser um bom vereador.


ESPERANDO O RESCALDO


O PT ainda não definiu quem será o vice na chapa do deputado Daniel Zen (PT) para a prefeitura de Rio Branco. Deve estar esperando o rescaldo das definições partidárias para uma composição na busca de um vice. Tivesse o PT no poder, teria uma fila de pretendentes a vices.


LONGE DO FURACÃO


A prefeita Socorro Neri tem passado longe do furacão político, levando frentes de serviços aos bairros. Ganha muito mais politicamente com essa ação, de que entrar em discussões estéreis.


FICA EM SUSPENSE


Somente com a chegada do governador Gladson Cameli na próxima terça-feira é que se vai ter uma noção mais exata se entrará ou não no PSDB. Depois dos últimos episódios é de repensar.


FRASE MARCANTE


“Não é uma qualidade rara que faz o encanto de uma pessoa, mas a harmonia entre todas as qualidades dela.” Diane.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.