Menu

Desmatamento na Amazônia em 2020 pode chegar a 70% maior que ano passado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em 2020, o desmatamento pode ser maior que o registrado em 2019. O alerta foi informado por meio de uma carta assinada por mais de 600 servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) enviado ao vice-presidente Hamilton Mourão, ao Senado e ao Supremo Tribunal Federal.


Os servidores levantam preocupação com aumento das queimadas e desmatamento na Amazônia. Segundo os especialistas, a área total desmatada pode chegar a 13 mil quilômetros quadrados.

Publicidade

Se considerar o intervalo de agosto e junho, o aumento pode ser de 28%, comparando ao mesmo período de 2019. Em relação a 2018, o acréscimo pode chegar a 72%.


No documento, os servidores alegam que a alternativas sugeridas em 2019 não foram implementadas pelas autoridades, por isso apontam medidas para redução do desmatamento e da recuperação da imagem do país no mercado internacional.


A violência contra a ação de fiscalizadores é um dos problemas enfrentados, dizem os especialistas. Hoje, 50% do desmatamento ocorre de forma ilegal em florestas públicas. A ideia é que seja tomada medida estratégica para combater a atuação de quadrilhas criminosas que ocupam terras públicas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido