Conecte-se agora

Portes cria auditoria para investigar gestão de Henrique Maciel

Publicado

em

O novo delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Josemar Portes, resolveu instituir uma comissão especial de auditoria interna dentro da PC para investigar atos administrativos do delegado Henrique Maciel, ex-chefe de polícia exonerado na semana passada acusado de praticar “rachadinha’. A portaria que cria a comissão foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 29.

De acordo com a publicação, a comissão será presidida pelo agente de polícia civil Rennan Biths, braço direito do delegado e ex-secretário de segurança nos governos do PT, Emylson Farias, e pelos servidores Maria Aparecida Costa e Silva, Nara Júlia de Lima Camelo e Ludiana de Oliveira Nogueira Sales.

Caberá a comissão realizar auditoria fiscal, orçamentária, financeira, contábil, operacional e patrimonial da Polícia Civil e verificar a autenticidade dos informes e relatórios contábeis, financeiros e operacionais que forem requisitados, além de verificar a regularidade da contratação de bens e serviços porventura prestados à Polícia Civil e também realizar diagnóstico sobre a situação atual da gestão administrativa da Polícia Civil, assessorando o Delegado-Geral quanto às medidas necessárias ao saneamento de eventuais irregularidades. A portaria ainda dá poderes para a comissão requisitar documentos ou informações a qualquer dos setores da gestão da Polícia Civil, bem como de suas unidades administrativas e operacionais, ficando os respectivos responsáveis obrigados a franquear ou fornecer as informações ou documentos porventura requisitados pela Comissão, bem como a franquear o acesso às dependências dos setores correspondentes.

Para garantir a eficácia e efetividade dos trabalhos realizados pela Comissão, o Delegado-Geral da Polícia Civil poderá, de ofício ou a requerimento do presidente, realizar o remanejamento de servidores de quaisquer dos setores sob investigação.

A auditoria tem como justificativa, segundo disponibilizado na portaria, que o início de uma gestão institucional requer a realização de diagnóstico da atual situação financeira, orçamentária, contábil, patrimonial e operacional, bem como da regularidade das contas, contratos e despesas da Polícia Civil, mediante auditoria interna, composta por comissão instituída para especificamente para esse fim.

Acre

Delegacias deterioradas na infraestrutura viram debate

Publicado

em

As condições físicas das delegacias de polícia na capital acreana se tornaram um debate nas redes sociais. O início da discussão começou após a publicação do fotógrafo James Pequeno em seu perfil, mostrando grande parte da delegacia deteriorada e plantas mal cuidadas.

A discussão ganhou força com muitos internautas denunciando ser um absurdo as condições da Delegacia da Mulher e denunciando que outras delegacias vivem situação semelhante na capital acreana, dificultando o trabalho de policiais, escrivães e delegados e tornando mais complicado ainda de quem espera por atendimento.

“Se fala em campanha contra violência contra as mulheres, políticas públicas, movimento disso, movimento daquilo, porém o primeiro lugar de acolhimento que a mulher procura é a delegacia e olha o estado em que elas encontram os prédios”, afirmou o internauta Pedro Leocádio.

O ac24horas procurou o governo do estado sobre a situação das delegacias. A assessoria da Polícia Civil informou que as principais delegacias da capital, como a de flagrantes, Deic e Delegacia da Mulher passarão por reformas que devem começar ainda este ano. A ideia, de acordo com a assessoria, é reformar, ampliar e revitalizar as delegacias.

Continuar lendo

Acre

Com nove internados, Acre registra três novos casos de Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou na tarde desta segunda-feira, 18, o registro de três novos casos da Covid-19, elevando o número de infectados para 88.010, em todo o Acre.

Segundo o boletim, o Estado segue sem registrar mortes pelo vírus nas últimas 24 horas, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 permaneça em 1.842 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 248.671 notificações de contaminação pela doença, sendo que 160.616 casos foram descartados e 45 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 86.064 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 9 seguem internadas até o fechamento deste boletim.

Continuar lendo

Acre

No Juruá, Nicolau participa de certificação de gestores escolares

Publicado

em

O Núcleo da Secretaria de Educação em Cruzeiro do Sul certificou trinta e três gestores que concluíram o curso de secretariado escolar. A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (18), na sede do núcleo em Cruzeiro do Sul, com a participação da coordenadora Ruth Bernardino, professores e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Júnior.

Os gestores integram a equipe da Educação no Juruá e atuam em mais de vinte escolas na região. A coordenadora ressaltou que com a capacitação os gestores poderão ofertar um atendimento ainda melhor à comunidade estudantil e destacou o empenho de todos na busca pela formação profissional. Ruth também agradeceu a presença e o apoio que a educação estadual tem recebido do parlamento estadual.

“Agradeço por sua presença nesse ato e por todo o trabalho que o senhor vem realizando á frente da Assembleia, ajudando o governador Gladson a governar nosso Estado. A gente sabe que os desafios não são pouco, mas a gente tem visto aqui o resultado, uma prova de que estamos no caminho certo”, disse a coordenadora.

Para Nicolau Júnior a certificação dos servidores estaduais mostra que o governo vem ofertando a qualificação profissional do corpo técnico de um dos setores mais importantes da gestão. O deputado agradeceu a acolhida e disse que vai continuar a disposição para ajudar a educação do Estado, em particular a região do Juruá”.

“O trabalho dessa equipe que você coordena aqui tem sido uma referência para os demais municípios. É muito gratificante a gente testemunhar momentos como esse, onde os gestores estão dando um passo profissional muito importante. Para o governador Gladson a educação é uma prioridade e lá na Assembleia a gente vem dando o suporte necessário para o Acre continuar avançando. Parabéns a todos vocês”, disse Nicolau.

Continuar lendo

Acre

Assembleia Legislativa presta homenagem ao Dia do Médico

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Acre realizou sessão solene nesta segunda-feira (18) para homenagear o Dia do Médico, comemorado hoje. O proponente da sessão, deputado Jenilson Leite (PSB), afirmou que faz questão de realizá-la em função do sacrifício que o médico faz no Acre. “Às vezes dentro da UTI no Pronto-Socorro em Rio Branco, outras no município isolado em hospital sem condições”, disse Leite, que também é médico. “Ao longo da pandemia os médicos foram os principais soldados que enfrentaram a guerra”, disse o parlamentar.

Presidente da Comissão de Saúde da Aleac, o deputado José Bestene (PP) disse que a pandemia foi politizada, com briga de tratamento precoce ou não. “A gente parabeniza vocês, os médicos, e outros profissionais, que fazem esse maravilhoso trabalho”, afirmou o deputado.

O presidente do Sindicato dos Médicos do Acre, médico Guilherme Pullici, cumprimentou a todos, fez várias críticas ao sistema vigente. “Os médicos estão cansados. Não há reconhecimento da classe política, somente de alguns, como o deputado Jenilson”, disse, alertando para o fato de o Acre exportar médicos. O Estado, segundo ele, não consegue fixar profissionais.

“Sobretudo, há problemas de toda ordem nas unidades de saúde em todo o Estado”, disse Pullici, condenado o vilipêndio e falta de reconhecimento do trabalho do médico no Acre.

“Hipócrates já nos dizia: a vida é breve, a arte é longa”, disse o médico Amsterdam Sandres. De seu lado, a médica Leuda Dávalos, presidente do Conselho Regional de Medicina, disse que a pandemia apenas evidenciou o que os médicos fazem todos os dias. “Meu sonho é a sociedade enxergar nossa importância todos os dias”, disse, também pedindo reconhecimento.

A secretária de Estado da Saúde, Paula Mariano, fez um relato dos avanços do sistema público e as conquistas no período mais agudo da pandemia da Covid-19.

O médico Thor Dantas relatou que o debate político entrou muito forte na medicina e esta deve fazer as pazes consigo própria. “A gente precisa do melhor que a medicina pode nos dar. Qualquer medicina não resolve o problema e matou 80% dos que foram à UTI”, disse, propondo uma reflexão sobre a questão.

Fotos: Sérgio Vale/ac24horas 

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas