Menu

Família de bebê que só se alimenta de líquido precisa de ajuda e aguarda reavaliação médica

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Lucas Natanael só tem 1 ano e 3 meses e só fez praticamente uma coisa desde que nasceu, lutar pela própria vida. Logo aos 2 meses, o bebê foi diagnosticado com sopro no coração após se mostrar sempre cansado. A mãe, que achava se tratar apenas de uma gripe, levou o filho ao pediatra que diagnosticou o problema.


Lucas foi encaminhado ao Hospital da Criança onde começa toda a sua luta pela vida. A criança ficou dos 2 aos 7 meses internado na unidade hospitalar para estabilizar o quadro de saúde e ganhar peso. Quando foi em dezembro do ano passado, a família foi contatada para a realização da cirurgia para correção do sopro no coração. A tia paterna, Janaira Nascimento, conta que no dia do procedimento saiu tudo errado.

Publicidade

“A cirurgia ia ser feita no Hospital Santa Juliana, então deram anestésico e ele imediatamente deu uma parada cardiorrespiratória que durou 15 minutos. Ficamos em desespero. Ele saiu desfalecido, cheio de aparelhos de volta para o Hospital da Criança, onde ficou 15 dias na UTI, respirando por aparelhos. Depois de 5 dias, ele reagiu, mas tinha ficado com muitas sequelas. Ficou cego, tem convulsões, não se mexe muito e só se alimenta de líquidos”, explica.


Atualmente, Lucas toma muitos medicamentos manipulados. Os pais, que quando descobriram a doença do filho moravam no Projeto de Assentamento Joaquim de Matos, têm dificuldades para comprar também leite, fórmula e fraldas. O pai sobrevive no mercado informal trabalhando como pedreiro.


Quem tiver interesse em ajudar com doações, pode entrar em contato pelo número (68) 98109-9874 e falar com a família.


Uma outra necessidade de Lucas Natanael é a provável realização de uma cirurgia cardíaca, já que de acordo com informações médicas repassadas à família, o bebê precisa fazer o procedimento até completar 2 anos, sob risco de morrer.


Após o ac24horas entrar em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, o setor de regulação informou o que há pendente é uma avaliação com o cardiopediatra para decidir pelo procedimento cirúrgico. A consulta está marcada para o próximo dia 5 de agosto da Fundação Hospital.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido