Menu

Após relatório do TCU, Sesacre lista dificuldades no investimento de recursos contra a Covid-19

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após a divulgação do relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), que afirma que o Acre é o terceiro Estado que mais recebeu recursos para combater a Covid-19 no país, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) emitiu uma nota pública para esclarecer como estão sendo gastos e quais as dificuldades estão sendo encontradas na aquisição de materiais e no investimento geral dos recursos durante a pandemia.

O órgão garante que a compra de equipamentos, medicamentos e outros insumos é baseada em análise criteriosa, em observância à legislação e ao mercado. “Entre os critérios estão os cuidados com os preços praticados, prazo de entrega dos insumos, qualidade dos produtos, e até a revisão da compra”.

Anúncio

A Sesacre alerta que já verificou em algumas ocasiões o superfaturamento por parte de empresas que tentam fornecer os insumos. “Esses casos são banidos pelo Departamento de Compras, para que o gestor não incorra em processos judiciais ou pratique gastos em discordância com a legislação”, diz o gestor da pasta, Alysson Bestene.

Outra dificuldade relatada pela Saúde do Acre é demanda por equipamentos e produtos. “Houve situação em que o fabricante ou o fornecedor não tiveram interesse em vender o produto ao Acre ou não ofereceu garantias de entrega em tempo hábil”, explica.

Um plano de trabalho foi criado para que os gastos com Saúde não ultrapassem o percentual previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Os atos da Sesacre em relação à Covid-19 podem ser acessados no endereço http://www.covid19.ac.gov.br/.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.