Menu

Gladson receberá nome de Maria de Jesus para vaga de conselheira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governador Gladson Cameli (Progressistas) deverá receber nos próximos dias, o nome da auditora do Tribunal de Contas do Estado, Maria de Jesus Carvalho, escolhida, por unanimidade, pelos colegas do TCE em sessão virtual na última quinta-feira, 23, como substituta do conselheiro, José Augusto Araújo de Faria, falecido no início de junho, vítima de complicações do Covid-19.

Maria de Jesus Carvalho foi escolhida para ocupar a 7º vaga de Conselheira do Tribunal de Contas do Estado. A notícia já tinha sido antecipado pelo ac24horas, em conversa extraoficial com os conselheiros, após o falecimento de José Augusto Araújo de Farias.

Anúncio

A escolha de Maria de Jesus é baseada no Regimento Interno do TCE e também na Lei Complementar Estadual nº 38, de 27 de dezembro de 1993, que enfatiza que o processo de escolha de Conselheiro, em caso de vaga que venha a ocorrer após a promulgação da Constituição Estadual de 1989, obedecerá o seguinte critério: na 1ª, 2ª, 4ª e 5ª vagas, a escolha será da competência da Assembleia Legislativa. Desse grupo de vagas constam os Conselheiros Dulcinéa Benício, Ronald Polanco, Naluh Gouveia e Antônio Malheiro.

Já as 3ª, 6ª e 7ª vagas, a escolha caberá ao governador do Estado, devendo a 6ª ser preenchida por um auditor, também denominado conselheiro-substituto, e a 7ª por membro do Ministério Público Especial junto ao TCE. Ocorre que a sexta vaga correspondia a José Augusto e, com isso, abriu vaga para a única auditora de Conselheiro-Substituto de carreira, Maria Jesus.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.