Conecte-se agora

Alan Rick intercede por indústrias acreanas em videoconferência com ministra Tereza Cristina

Publicado

em

O deputado federal Alan Rick participou de videoconferência com a ministra da Agricultura Tereza Cristina e representantes de indústrias frigoríficas e empresas de transportes acreanas, com a presença do vice-governador Major Rocha, senador Márcio Bittar e a deputada federal Perpétua Almeida.

Integraram a comitiva acreana o presidente da FIEAC José Adriano da Silva, os empresários Ricardo Leite, Guilherme Felix e José Carlos Bronca do Grupo Frigonosso/Frisacre, Nenê Junqueira do Sindicato das Ind. de Frigoríficos e Matadouros do Estado do Acre – Sindicarnes.

Paulo Santoyo e Alder Cruz da Dom Porquito e Maurício Prete do setor de transporte internacional participaram da reunião por videoconferência.

Durante a reunião o consultor de comércio exterior da Sec. de Industria, Ciência e Tecnologia – SEICT, Victor Hugo Rondon Soto, pediu que a ministra Tereza Cristina autorize a entrada de três produtos da pauta comercial peruana, que são: flores cortadas, tuna e tomate. A ministra afirmou que está tudo pronto para esta autorização, basta o governo peruano fazer o mesmo com as missões para habilitação dos frigoríficos acreanos.

Tereza ponderou que comércio exterior é uma via de mão dupla e os peruanos precisam demonstrar a mesma boa vontade com os frigoríficos acreanos que o Brasil sempre demonstra com os produtos peruanos.

“O que ocorre hoje é um protecionismo do governo peruano a seus frigoríficos de carne suína. Eles temem a concorrência com a boa qualidade da carne e embutidos produzidos no Acre”, afirma o deputado Alan Rick.

Paulo Santoyo, da Dom Porquito, já exporta para vários países e comenta sobre as barreiras impostas por indústrias peruanas. “No passado tínhamos resistência até mesmo para transportar nossos produtos pelas estradas peruanas para chegar mais rápido à Bolívia que já compra da gente” revela.

Havia uma previsão para a vinda de uma missão peruana em agosto para visitar frigoríficos brasileiros. Mas devido a pandemia da COVID-19, essa missão pode atrasar. O Senasa Peruano já aprovou o transbordo, faltando concluir com a visita técnica.

Ricardo Leite, do Frigonosso, solicitou à Tereza Cristina que interceda junto ao governo peruano para que a próxima missão peruana inclua frigoríficos acreanos também de carne bovina. “A última missão do Peru chegou até municípios de Rondônia, mas não vieram ao Acre. Precisamos dessa interlocução do MAPA para que nossos frigoríficos sejam habilitados”, ponderou.

Tereza Cristina informou que já realizou várias reuniões com os peruanos e espera que o país andino, que tem interesse na carne brasileira, possa habilitar os frigoríficos acreanos. “Não faz nenhum sentido os peruanos habilitarem um frigorífico do Rio Grande do Sul, por exemplo. Tem que habilitar os do Acre que também não representam nenhuma ameaça à indústria local peruana. Vamos trabalhar para que tenhamos êxito e o Acre possa exportar sua ótima carne para o Peru” finalizou.

Cotidiano

Depasa realiza mutirão de limpeza e manutenção na rede de esgoto na Cidade do Povo

Publicado

em

O Departamento de Água e Saneamento do Acre (Depasa) está realizando uma grande operação de limpeza e manutenção da rede de esgotamento sanitário na Cidade do Povo. O mutirão tem como objetivo desobstruir a rede, conserto e reparo nas redes principais para evitar problemas futuros.

O trabalho que vai durar sete dias no total usou máquinas e dezenas de trabalhadores do Depasa. Os moradores da região elogiaram a ação. “Esse é o primeiro mutirão que é realizado aqui na nossa comunidade com essa desobstrução de canos e a gente espera que isso faça com que nossa comunidade não sofra com falta de água”, diz Robson Souza, morador da Cidade do Povo.

Waleska Bezerra, diretora presidente do Depasa, explica que esse tipo de operação é inédita na comunidade. “Levamos três caminhões tatuzão durante sete dias para fazer esse mutirão de limpeza, troca de canos e estamos levando areia e bairro para conserto das ruas. Tem mais coisas que precisam ser feitas na comunidade, mas já começamos a melhorar a rede de água e esgoto da Cidade do Povo”.

Continuar lendo

Cotidiano

Primavera chega nesta quarta-feira com previsão de chuvas e possível onda de calor

Publicado

em

Neste ano, a primavera começa nesta quarta-feira (22), às 14h21m, no horário do Acre. A mudança de estação é um fenômeno astronômico, que acontece por causa dos movimentos da Terra. Mas por que as estações têm dia e hora certa para começar e acabar? É tudo uma questão de movimentos da Terra.

Na astronomia as estações do ano são definidas a partir de posições específicas que a Terra alcança em seu movimento ao redor do Sol. A data de início da primavera acontece quando temos a mesma quantidade de luz do sol nos dois hemisférios, Sul e Norte, o dia e a noite têm a mesma duração e isso é chamado de equinócio.

Também temos outros dois pontos muito importantes conhecidos por solstícios. Isso acontece duas vezes no ano, no início da primavera e no início do outono. Já quando o dia é o mais longo do ano (e a noite mais curta) é a data que marca o início do verão. No caso contrário (noite mais longa e dia mais curto) temos o início do inverno.

Previsão para a estação

De acordo com a empresa de estudos climáticos Climatempo, na maior parte da estação teremos temperaturas médias mensais dentro e acima da média normal em praticamente todo o país. É possível a ocorrência de nova onda de calor, porém não tão intensa quanto a observada na primavera de 2020, quando várias regiões do país bateram recordes históricos de calor.

Chuva

Desde o início de setembro, as pancadas de chuva retornaram sobre a várias áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do país, mas de forma irregular. As precipitações mais frequentes e volumosas durante o mês de setembro devem ser observadas no Rio Grande do Sul, em Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre e Amazonas.

Outubro e também novembro devem ser dois meses com o aumento da frequência e do volume de chuva sobre o Sudeste, Centro-Oeste e principalmente o sobre o Norte do Brasil.

Apesar da tendência de volume chuva acima da média normal em áreas importantes para o abastecimento dos reservatórios para geração de energia, o volume de chuva ainda estará muito abaixo do necessário para regularizar a situação.

O aumento da chuva em novembro vai fazer com que grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil fiquem menos quente neste mês.

Mas e o horário?

O horário está relacionado com o tempo que a Terra leva para completar uma volta em torno do Sol. Diferente do que imaginamos, o percurso total leva um pouco mais 365 dias. São cerca de 365 dias, 5 horas e 45 minutos e é por causa dessa diferença que as estações do ano também sofrem alterações de um ano para o outro. Os astrônomos conseguem definir, através de cálculos matemáticos, o horário exato de todas as próximas viradas de estações.

Com informações fornecidas pela Assessoria de Comunicação da Climatempo.

Continuar lendo

Cotidiano

Campeonato Acreano retorna no próximo domingo com a penúltima rodada do 2º turno

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Após a eliminação do Galvez no Campeonato Brasileiro da Série D, a Federação de Futebol do Acre (FFAC) definiu a tabela do restante do estadual 2021.

O segundo turno reinicia no próximo domingo, 26, com a segunda e penúltima rodada. No estádio Florestão, às 16 horas, Galvez enfrenta o Humaitá, campeão do primeiro turno. Em seguida, às 18 horas, Rio Branco x Atlético se enfrentam no duelo dos líderes do segundo turno.

Na próxima quarta-feira, 29, acontece a última rodada do segundo e pode inclusive representar o fim do campeonato, caso o Humaitá conquiste também o segundo turno. Em caso de um outro campeão, as finais estão marcadas para os dois sábados seguintes, dias 2 e 10 de outubro.

O ac24horas, em parceria com a FFAC TV, transmite ao vivo todas as emoções da reta final do Campeonato Acreano 2021.

Continuar lendo

Cotidiano

Carro clonado com chassi do Espírito Santo é apreendido no Acre

Publicado

em

A Polícia Civil apreendeu no final da tarde dessa terça-feira,29, no município de Capixaba, um veiculo marca Honda, modelo Civic, com Chassi adulterado e placas de Vila Velha, cidade do Espírito Santo.

O veículo estava com J. V. G. de 38 anos. A equipe de investigação realizou pesquisa veicular e constatou que o carro apresentava algumas inconsistências. A Polícia Civil entrou em contato com o proprietário em Brejetuba/ES e de acordo com o dono, o veículo dele estava em sua posse.

O carro de Capixaba foi visto num posto de combustíveis, onde foi abordado e levado para delegacia.

Ao verificar o chassi do veículo, ficou constatado a adulteração. O carro foi conduzido para a delegacia para procedimento praxe e em conformidade com a legislação foi arbitrado fiança de R$ 5.500,00 (cinco mil e quinhentos reais). Após pagamento, o investigado foi liberado e irá responder o processo em liberdade.

O carro será encaminhado à perícia e a investigação deve continuar no sentido de descobrir a origem verdadeira do veículo.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas