Menu

Acreanos reduzem intenção de consumo em mais de 25% em 2020

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) demonstra que os acreanos não estão dispostos a gastos nesse momento por conta da insegurança na manutenção do emprego; redução do consumo mensal por conta do fechamento das empresas e do isolamento social; e a redução da renda média mensal.

Os números apontam que no Acre, a redução da intenção de consumo em junho foi muito próxima da Região Norte que apontou retração de 4% ao mês e acumulou 26,4% de redução ao longo do ano.

Anúncio

O assessor técnico do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Egídio Garó, comentou nesta quinta-feira, 23, sobre os dados da pesquisa. “Sobre o consumo, 62,6% das famílias afirma ter reduzido os gastos se comparado ao mesmo período do ano passado. Retraindo -6,8% ao longo de junho, a pesquisa demonstrou que as famílias evitam o consumo, notadamente os que dependem de crédito, devido às incertezas econômicas causadas pela pandemia. Na região Norte, a variação mensal foi de -3,6%, acumulando uma variação ao longo do ano de -26,2%”, explicou Egídio.

Os indicadores de emprego e renda apontam ainda que que 33,8% dos brasileiros sentem-se inseguros com a manutenção do próprio emprego, o mesmo ocorrendo com a renda atual, cuja redução foi de -5,9% ao longo de junho, acumulando uma retração de -36% ao longo dos primeiros seis meses do ano.

“A Região Norte apresenta índices muito próximos do nacional, variando -33,5% na perspectiva profissional. Na renda atual, ao contrário, essa variação foi a segunda maior de todas as regiões do país, -39%, sendo a que mais retraiu foi a região centro-oeste, apresentando resultado negativo de -40,2%”, disse o assessor.

No Estado do Acre a intenção de consumo das famílias também retraiu em número semelhante. “Especificamente por conta da insegurança do emprego e pela redução da renda, mesmo com disponibilidade de crédito a juros menores, associado ao fechamento compulsório da grande maioria dos estabelecimentos comerciais e pela redução significativa da oferta, a exemplo dos bens duráveis”, finalizou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.