Menu

Idoso de 101 anos se cura da Covid-19 e emociona o Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesta quarta-feira, 22, a equipe de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em Xapuri viveu um dos momentos mais gratificantes dos quase 90 dias de combate à Covid-19 no município: a alta médica do senhor João Honório Matias, de 101 anos, liberado depois de mais de 15 dias de isolamento domiciliar.


Apesar da idade avançada, o paciente não teve complicações e não necessitou de hospitalização, sendo acompanhado permanentemente pelas equipes de saúde do município e tratado em casa. Ele sequer chegou a saber que o seu problema de saúde era o coronavírus até receber alta.

Publicidade

Mariana Matias, neta do senhor João Honório, disse ao ac24horas que a família optou por poupá-lo do abalo psicológico de saber que estava infectado, pois ele se informava pelo rádio da pandemia e tinha muito medo de contrair o vírus. A medida acertada foi premiada nesta quarta-feira, segundo ela.


“É com muita alegria que podemos comemorar essa vitória do meu avô. Ele está bem, se recuperando, pois ficou um pouco fraco devido à doença, mas pela sua idade ele está bem, graças a Deus”, afirmou a neta, que comemorou também o fato de a avó, de 91 anos, não ter sido contaminada.


O enfermeiro Andrade, coordenador da Unidade de Referência para Covid-19 em Xapuri, explicou que a equipe de fiscalização detectou a suspeita de contaminação do idoso após a familiar informar que ele apresentava sintomas e se encontrava debilitado. Ele se recusava a ir à unidade por medo de contrair o vírus.


A confirmação para o novo coronavírus se deu depois de uma equipe fazer a coleta em domicílio cujo resultado foi positivo. De imediato, o senhor João começou a ser medicado e prosseguiu sob os cuidados da equipe de monitoramento que o acompanhou diariamente até o fim do período de isolamento.


“Ele está firme e forte. Agradeceu a Deus e nos abençoou. É mais uma vitória para a nossa equipe, pois não tivemos nenhuma perda entre os pacientes que passaram por nossa equipe. O caso do seu João demonstra a união e a interação entre as equipes de fiscalização, clínica, laboratório e monitoramento”, disse.


Combate à pandemia em Xapuri

A unidade de referência para a covid-19 em Xapuri, que funciona no centro de saúde Félix Bestene Neto, conta com 4 equipes que trabalham na busca ativa e denúncias, fiscalização e monitoramento, além da parte clínica e laboratorial, que conta com o suporte de 17 profissionais.


A equipe conta com um dado relevante que é o de não ter ocorrido nenhum óbito entre as pessoas que deram entrada na unidade de referência e foram testadas positivamente para o vírus. Das mortes consignadas para Xapuri, a maioria ocorreu em Rio Branco, sendo assinaladas para o município pelo critério do local de residência.



De acordo com o que informou recentemente a Secretaria Municipal de Saúde, três dos cinco óbitos registrados para Xapuri foram de pacientes que estavam hospitalizados na capital se tratando de outros problemas de saúde já há algum tempo e foram contaminados no local onde estavam internados.


Das duas vítimas que contraíram o vírus em Xapuri, uma foi transferida do hospital Epaminondas Jácome para o Pronto Socorro de Rio Branco com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outra deu entrada na mesma unidade já em estado muito grave, falecendo algumas horas depois.

Publicidade

Novos casos

Nesta quarta-feira, 22, foram registrados mais 6 casos positivos do novo coronavírus em Xapuri, que soma agora 366 novas confirmações. São 27 exames em análise, 337 pessoas sendo monitoradas e 271 pacientes que já foram liberados pela equipe de saúde. Há, ainda, 1 internação e 5 mortes no município.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido