O shopping e as galerias de Rio Branco reabrir suas portas a partir desta terça-feira (21), já que a capital do Acre avançou para a fase laranja do nível de risco da Covid-19.
O uso de álcool em gel e máscara é obrigatório.
Os protocolos sanitários devem todos ser seguidos e a capacidade de atendimento está limitada a 30%, mas podem funcionar com delivery, drive-thru e pague-leve. As praças de alimentação e as áreas recreativas, no entanto, seguem fechadas.
Outros que já podem reabrir são as lojas de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, comunicação, informática, áudio, vídeo e colchoarias com capacidade máxima de 30% do total, além de delivery, drive-thru e pague-leve.
Bares e similares e só podem atender por delivery, drive-thru e pague-leve.
Hotéis, pousadas, motéis e similares também podem trabalhar com capacidade limitada a 30%, mas estão proibidos de abrir as áreas de uso coletivo, como restaurantes, academias, clubes, piscinas, e outros.
Entre outros, escolas, academias de ginástica, clubes esportivos e de lazer e similares seguem fechados.
Para atravessar esta fase laranja, a prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado tem medidas de efeito imediato, como a implantação do teleconsulta para atendimento virtual ou telefônica de pessoas com suspeita de Covid-19.
Mantém ainda ações com equipes de saúde nas residências, ligando, orientando e prestando assistência; programa, com busca ativa, promovendo a coleta de dados para ações de assistência à saúde.
As autoridades promoveram a prorrogação do Decreto Estadual n° 5.465 de 16 de março de 2020 e do Decreto Municipal n° 196 de 17 de março de 2020, e formalizaram parceria para entrega de medicamentos para os pacientes, no Into.
“Conseguimos uma vitoria parcial que pode ser perdida se não cuidarmos para que as medidas restritivas continuem sendo obedecidas. Agora, é preciso um envolvimento muito maior da população, de todos nós, no sentido de redobrarmos os cuidados com o reinício das atividades permitidas. Que seja um reinicio organizado, que as medidas de cuidado individuais e coletivas continuem sendo tomadas para garantir a nossa segurança e evitar um novo avanço do vírus”, alertou o médico Osvaldo Leal, coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento ao coronavírus.
Os indicadores avaliados para a reclassificação apontam uma taxa de distanciamento social de 45%, de ocupação de leitos de enfermaria em 47% e de leitos de UTI em 70%, sendo que este último, de acordo com coordenadora do Grupo de Apoio Acre sem Covid, Karolina Sabino, faz a diferença, embora a avaliação seja determinada pelo conjunto.
“A redução ainda é tímida e tudo é em efeito cascata, a diminuição de óbitos, internações. Houve uma expansão de leitos e por isso a gente consegue ver o reflexo. Mas não é só um indicador que determina e sim todos em conjunto. Por isso é preciso o esforço da população de se resguardar para evitar a proliferação viral. Quem pude se isole, quem não puder tome os cuidados sanitários e mantenha o distanciamento”, destacou ela.
O corpo do ex-governador, ex-deputado federal e ex-senador Flaviano Melo chegou à funerária São Francisco,…
Chegou no fim da noite desta sexta-feira (22), no aeroporto Plácido de Castro, em Rio…
O governador Gladson Cameli compareceu no Palácio Rio Branco na noite desta sexta-feira (22) para…
A equipe de cerimonial do Governo do Acre, ligado à Casa Civil, prepara os últimos…
O advogado Rafael Dene venceu por dois votos de diferença o também advogado Efrain Santos…
O ex-governador do Acre e ex-senador Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Exportação -…