Conecte-se agora

Região do Juruá conta com 6 delegados, mas cidades isoladas seguem sem titular

Publicado

em

FOTO: SECOM ACRE

As cinco cidades do Vale do Juruá contam agora com 6 delegados de Polícia Civil. Eles atuam em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Em Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, a situação segue a mesma e os delegados só irão em caso de necessidade.

A região contava com 4 delegados e 2 foram apresentados pelo delegado-geral , Henrique Maciel e governador Gladson Cameli no último dia 11, em Cruzeiro do Sul. 3 gentes de necrópsia e 10 agentes também foram empossados.

O coordenador da segurança pública na região, delegado Venicius Almeida, que atende flagrantes e outros crimes, disse que a chegada dos colegas possibilitou uma nova configuração: o delegado Geremias Ferreira, fica responsável por Porto Walter e crimes contra o patrimônio. Pedro Vinicius atuará contra o tráfico, as organizações criminosas e os crimes contra a vida.

O delegado José Obetânio segue com Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Alexnaldo Batista, fica exclusivamente na Delegacia da Mulher (Deam) e Lindomar Ventura, continua com Marechal Thaumaturgo, com os flagrantes e outros.

O coordenador acredita que o reforço fará diferença na solução de delitos na região. “Vamos dar maior resolutividade e vazão aos casos da regiã”, afirma.

Anúncios

Na rede

Em Cruzeiro do Sul, os locais fixos de vacinação serão a UFAC e Teatro dos Náuas

Publicado

em

As vacinas contra o novo coronavirus deverão chegar a Cruzeiro do Sul nesta terça-feira, 19, em caminhão-baú frigorífico, escoltado pelas forças de segurança e ficarão na Rede de Frios de Cruzeiro do Sul até serem distribuídas aos municípios. A informação é da coordenadora da Rede de Frios da Regional Danila Pinheiro.

Segundo o governador Gladson Cameli,  o helicóptero Harpia 4 que está na região dará o suporte necessário para a operação. Todas as informações,  incluindo ainda a parte técnica de armazenagem e aplicação das doses da Coronavac,  são  repassadas aos representantes das sete cidades da Regional Tarauacá, Tarauacá/Envira e Juruá, no   encontro de dois dias no Posto de Saúde da 25 de Agosto. O Distrito Sanitário Especial Indígena  – DSEI,  também tem  representante no evento.

Além do helicóptero,  os  municípios do Vale do Juruá,  com  locais de difícil acesso,  como seringais,  aldeias e unidades de conservação ambiental, a logística de vacinação requer barcos. Tudo será de responsabilidade das prefeituras.

Preparação dos municípios

O secretário de Saúde de Cruzeiro do Sul, médico Aguinaldo Lima,  diz que a logística dependerá da quantidade de doses de vacina que o município vai receber.  Mas à priori, vai instalar pontos de vacinação nas imediações do Teatro dos Nauas e na Universidade Federal do Acre.

Equipes itinerantes atenderão o público prioritário em abrigos e nas aldeias,  atuarão em parceria como DSEI.

Em Mâncio Lima,  segundo a secretária de Saúde do município,  Joice Gonçalves, ainda há dúvida com relação à temperatura de armazenagem das doses,  porque há locais no Parque Nacional da Serra  e Rios Môa e Azul,  em que não há energia.  “Este encontro é importante pra esclarecer essas dúvidas, mas estamos com equipes na cidade e  barcos preparados para a vacinação nas aldeias e Parque.  Temos 30 mil seringas caso seja necessário”.

Continuar lendo

Na rede

Foragido atira na mãe de desafeto por não encontrá-lo em Marechal Thaumaturgo

Publicado

em

O comerciante Cristovão Cameli está sendo acusado de atirar contra a idosa Maria Borges, atingindo também o médico Venicius Santos. O caso aconteceu na tarde desse domingo, 17, em Marechal Thaumaturgo. Ele está foragido, sendo procurado pelas polícias Civil e Militar do município. As vítimas não correm perigo de morte.

De acordo com a polícia, o objetivo de Cameli seria matar um desafeto conhecido por Xixico, mas como não o encontrou, teria atirado na mãe do suposto rival. O médico que estava no local fazendo compras foi atingido na coxa por uma bala perdida.

Segundo a Polícia Militar, o caso começou em uma área de lazer da cidade quando Cristóvão Cameli e um homem identificado como Cristiano tentaram agredir Xixico. O comerciante então teria ido em casa onde pegou uma arma de fogo para matar seu desafeto, mas como não o achou, chegando no posto de gasolina teria efetuado vários disparos, tendo atingido de raspão a cabeça a mãe de Xixico, acertando também o médico.

As vítimas foram conduzidas à Unidade Mista de Saúde do município, onde foram atendidas pela equipe de saúde. A Polícia Militar fez buscas no intuito de capturar os acusados, chegando a cercar a farmácia de um parente de Cristóvão Cameli, que pegou um barco e atravessado o Rio Juruá e se embrenhado na mata. Os dois homens que teriam ajudado Cristóvão Cameli, Cristiano e Mamed, tio de Cristóvão, foram presos.

Continuar lendo

Na rede

Bispo recomenda a vacinação contra a Covid-19: “meu braço tá prontinho”

Publicado

em

Em vídeo exibido nas redes sociais, o bispo de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovanele, diz que a Igreja Católica é a favor da vacinação contra o novo coronavírus e recomenda que todos se imunizem.

“A igreja católica é a favor da vacina por que é a favor da vida. Não vá atrás daqueles que espalham notícias falsas que põem em dúvida a eficácia da vacina aprovada pela Anvisa. Mais de 50 países já estão vacinando e nos próximos dias será lançada a Campanha Nacional e a Estadual. É hora de defender as vacinas”, cita.

Dom Flávio destaca que as maiores autoridades católicas no mundo, os papas Francisco e Bento XVI, já foram vacinados. “Meu braço está aqui prontinho”, conta ele, explicando que várias marcas de vacina serão utilizadas na Campanha. “Se vacinar é um ato de amor a si mesmo e ao próximo”, conclui.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Acre

Polícia prende padrasto que estuprou enteada de 8 anos

Publicado

em

As polícias Civil e Militar do município de Mâncio Lima, prenderam em flagrante neste sábado, 16, um homem identificado por Antônio, que teria estuprado a enteada de apenas 8 anos de idade. Logo depois do estupro, sangrando muito, a garota foi levada ao hospital por parentes. O médico que a atendeu, desconfiou da situação e acionou a polícia, que prendeu o homem. O caso aconteceu na casa da própria família.

De acordo com o delegado José Obetânio, o exame de conjunção carnal confirmou o estupro. Como a garota está internada, deverá ser ouvida na segunda ou terça-feira, dia 18.

O homem já está no Complexo Penitenciário Manoel Neri em Cruzeiro do Sul. Na última quinta-feira, 14, outro estuprador foi preso em Mâncio Lima.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas