Menu

Dois homens são detidos pela PRF trazendo madeira ilegal do Amazonas para o Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Suspeitos de crime ambiental, dois homens foram detidos e uma carga de madeira foi retida neste sábado (18) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O caso aconteceu nas imediações do posto da PRF, no bairro Santa Cecília, em Rio Branco. Por volta das 22h30, durante fiscalização, a Equipe PRF ordenou parada a um caminhoneiro.

Anúncio

Dentro do caminhão, estavam o condutor e um passageiro. No compartimento de cargas do veículo, os policiais localizaram madeira serrada. Perguntado sobre o produto ambiental, o motorista informou que fora contratado pelo passageiro para transportar a madeira do estado do Amazonas até a capital acreana.

Porém, nenhum dos viajantes apresentou nota fiscal e nem portavam o Documento de Origem Florestal (DOF).

“Diante dos fatos, o motorista e o passageiro assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer em juízo. O caminhão e a carga (aproximadamente 10,80 m³ de madeira) foram apreendidos para serem encaminhados ao órgão ambiental competente”, informou a PRF.

De acordo com o artigo 46 da Lei 9.605/1998 (Crimes Ambientais), transportar e extrair irregularmente madeira é crime. A pena inicial de detenção varia de seis meses a um ano, além da multa, podendo incidir agravantes. O Documento de Origem Florestal (DOF), instituído pela Portaria do Ministério do Meio Ambiente n. 253, de 18 de agosto de 2006, constitui licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa. No DOF estão contidas diversas informações importantes sobre a procedência e destino desses produtos, além da sua validade.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.