Menu

Médico boliviano denuncia abandono da saúde em Pando e pede ajuda ao governo do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O médico ortopedista boliviano Orlando H. Ramos Cardozo divulgou um vídeo por meio do Facebook no qual expõe a situação de abandono da saúde pública no departamento de Pando pelo governo nacional e pede a ajuda do governo acreano.


De acordo com o profissional, faltam de medicamentos e equipamentos em Cobija, destacando que pessoas estão morrendo por falta de uma situação mínima de manejo de baixa e alta complexidades.

Publicidade

“A UTI está colapsada, não tem medicação para sedação, pessoas que comandem essas situações complexas, e o governo largou de mão de nosso estado definitivamente”, diz ele em um trecho do vídeo.



Orlando diz que está apelando de alguma forma por ajuda, pedindo que o governador Gladson Cameli estenda a mão para o povo de Pando, pois estão sem medicamentos para sedação e tubos endotraqueais, além de outros itens considerados básicos para atender à população.


De acordo com o jornal O Alto Acre, de Brasiléia, o médico confirmou por WhatsApp as denúncias feita no vídeo e pediu que de alguma forma a mensagem de apelo chegue às autoridades do Acre, para que possam ajudar de alguma maneira.


“Sabemos que o senhor (Cameli) já tem seus problemas, mas se tiver uma opção mínima que for, faça chegar alguma ajuda”, suplica o médico boliviano.


A Bolívia registrou um dos maiores números de infecções nos últimos dias. De acordo com o rastreador Bing Covid, da Microsoft, o país tem 56.102 casos de coronavírus, com 2.049 mortes – 65 nas últimas 24 horas. No departamento de Pando são 1.045 casos positivos, com 83 mortes – 12 novos casos e 4 óbitos registrados nas últimas 24 horas.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido