Categories: Destaque 6 Notícias

Acre reduz em julho 31,43% no número de mortes por Covid-19

Por
Leônidas Badaró

A pandemia da Covid-19 ainda está longe de deixar de ser uma das preocupações diárias dos acreanos. Aliás, os especialistas afirmam que só vai mesmo deixar de ser um empecilho para a volta da vida normal com a chegada de uma vacina eficaz, prevista apenas para o ano que vem.


Mas, há uma boa notícia nos primeiros 17 dias do mês de julho. Aos poucos, a média de casos e mortes vai baixando, apesar de ainda oscilar muito entre um dia e outro.


O ac24horas fez uma comparação com os primeiros 17 dias do mês de junho. Os números mostram que há uma sensível redução na média diária de mortes e também de novos casos.


Nos primeiros 17 dias do mês passado, o Acre contabilizou 120 mortes causadas pela Covid-19. O número representa uma média de 7 mortes por dia neste período. Agora, em julho, também nos primeiros 17 dias do mês, o percentual do número de mortes diárias caiu para 4,8 pessoas, uma redução de 31,43%, com o registro de 82 óbitos.


Apesar de menor, o Acre também está reduzindo de forma gradativa o número de casos diários da doença. De 1º até o dia 17 deste mês, o Acre apresentou, de acordo com dados oficiais, 3.250 novos casos da Covid-19. Na prática, significa que 191 pessoas se infectam todos os dias.


O número é 19% menor do que o registrado no mesmo período do mês passado. Em junho, essa média diária foi 236 novos casos, já que o número de pessoas infectadas no período foi de 4.013.


Se essa redução vai significar mudança na vida dos acreanos, a resposta deve vir na próxima segunda-feira, 20, quando o comitê do Pacto Acre Sem Covid provavelmente divulga o nível de contaminação do período entre 5 a 18 de julho e o cálculo que leva em conta, por exemplo, a taxa de ocupação de UTI e de leitos clínicos.


O pacto define que a abertura do comércio e de outras atividades não essenciais é baseada no nível em que se encontra cada região. No Acre, apenas o Juruá, não se encontra no nível vermelho, que é o mais crítico. Exatamente, por isso, parte do comércio, mesmo ainda com restrição, foi autorizado a voltar a funcionar.


Share
Por
Leônidas Badaró

Últimas Notícias

  • Extra Total

Fiéis celebram Missa de Natal na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Rio Branco

A Catedral Nossa Senhora de Nazaré, localizada no centro de Rio Branco, reuniu centenas de…

24/12/2024
  • Destaque 3

Aos 92 anos, dona Josefa encanta com dança e espírito de jovem na Praça da Revolução

Na Praça da Revolução, em Rio Branco, em meio à ornamentação natalina, uma idosa de…

24/12/2024
  • Famosos

Ludmilla perde processo em caso de racismo e se manifesta: ‘Jamais desistirei’

Ludmilla utilizou suas redes sociais, nesta terça-feira (24), para se manifestar sobre decisão da Justiça.…

24/12/2024
  • Destaque 2

Futebol com roupas femininas: confraternização entre amigos vira show de bom humor no Quinari

A quadra de grama sintética da Praça da Juventude, em Senador Guiomard, foi palco de…

24/12/2024
  • Famosos

Gusttavo Lima recebe alta após adiar show por internação

Ocantor Gusttavo Lima tranquilizou os fãs na véspera de Natal. Nesta terça-feira (24), ele recebeu…

24/12/2024
  • Acre 01

Gladson deseja Feliz Natal em mensagem de esperança: “Que Deus nos proteja”

O governador Gladson Cameli (Progressistas) compartilhou nesta terça-feira, 24, véspera de natal, uma mensagem especial…

24/12/2024