Menu

Vigilância fiscaliza Pronto Atendimento da Unimed e encontra irregularidades

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) solicitou ao Departamento de Vigilância Sanitária a realização de vistoria na unidade de Pronto Atendimento da Unimed Rio Branco, após receber reclamações de consumidores sobre o fluxo de atendimento durante a pandemia da Covid-19.

As reclamações recebidas no mês de maio, destacavam principalmente quanto aos protocolos de segurança utilizados na triagem de pacientes, dentre eles os considerados de alto risco, como idosos, gestantes e portadores de comorbidades, além de reclamações quanto à higienização das dependências da unidade de saúde, a exemplo da falta de assepsia das cadeiras entre os atendimento.

Anúncio

Além disso, chegou ao conhecimento da DPE/AC que as mesmas salas de triagem e de consulta médica estavam sendo utilizadas por pacientes sintomáticos e assintomáticos para Covid-19, e que, embora a Pronto Clínica estivesse sendo destinada para o atendimento de pacientes assintomáticos, estes teriam que se submeter à triagem prévia no Pronto Atendimento.

Durante a fiscalização, o Departamento detectou algumas irregularidades e emitiu relatório técnico de orientação e recomendação para adequação da unidade conforme os protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias.

Em resposta, a Unimed informou que a maioria das recomendações da Vigilância Sanitária já foram implementadas, como a disponibilização de ambientes distintos para a triagem inicial de pacientes, a ampliação da quantidade de álcool gel para clientes e colaboradores, a contratação de funcionários para realizar a higienização permanente dos assentos e a melhor organização do fluxo para pacientes sintomáticos e assintomáticos da Covid-19.

Em nota, os defensores públicos Juliana Caobianco, Celso Rodrigues e Flávia Nascimento, subscritores do ofício, informaram que as adequações realizadas pela Unimed são importantes para diminuir os riscos de contágio e disseminação da doença Covid-19 entre pacientes, acompanhantes e colaboradores, e que aguardam o atendimento integral das recomendações da Vigilância Sanitária por parte da Unimed Rio Branco.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.