Menu

Comando da PM proíbe o uso de “máscaras de protesto” em solenidade de Gladson

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os policiais militares de Cruzeiro do Sul foram convocados a participar de um evento na tarde desta sexta-feira, 17, no quartel da cidade com a presença do governador Gladson Cameli. Porém, foram alertados para não usarem a máscara que pede o pagamento da titulação da categoria, que tem sido usada por muitos PMs no dia a dia.


Por meio de mensagem de WhatsApp, o comando avisa: “solicitar que utilizem máscara de cor preta, caso alguém não tenha, na P4 ainda tem disponível (sem letreiro)”. Um policial que pediu para não ser identificado, disse que um grupo usa as máscaras como forma de protestar pelo não pagamento da titulação, que o governo disse que pagaria, mas que foi retirada de pauta na Assembleia Legislativa do Acre no mês de abril.

Publicidade

“Com a máscara o governador lembrará o fato porque, apesar da proibição, muitos vão usar a máscara da titulação sim”, afirma o PM, dizendo que a ordem para não usarem a máscara com protesto partiu do sub comandante, Major Alen. O comandante da PM de Cruzeiro do Sul, tenente-coronel Evandro Bezerra, afirmou que não tinha conhecimento da determinação do subcomandante. No entanto, diz que a medida só tem o objetivo de “padronizar a farda. A recomendação é que nossos PMs usemos o mesmo padrão”.


O evento marcado para ocorrer às 16h30 é de inauguração do pátio asfaltado da instituição. O Projeto de Lei que deixou de ser votado na Assembleia em abril deste ano mudava o cálculo do adicional de titulação de militares estaduais, que passaria a ter como referência o vencimento básico dos respectivos postos e graduações.


O pagamento do adicional de titulação prometido por Cameli no final do ano passado pelo governador corrigiria um erro, pois tinha como base de cálculo o chamado ‘soldão’, contemplando integralmente o salário destes servidores. Na época, Gladson afirmou em solenidade no quartel dos bombeiros: “Estou determinando a gratificação de titulação sobre os vencimentos base a partir de 1º de maio de 2020. Vocês têm acompanhado que a nossa situação financeira não está boa, mas este é um compromisso pessoal meu com todos os nossos policiais e bombeiros e nós vamos cumprir. Quero aqui dizer que isso só foi possível graças à aprovação da nova previdência, que entrará em vigor a partir de janeiro, e das renegociações das dívidas do estado que nos renderam uma economia de R$ 80 milhões”, afirmou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido