Categories: Destaque 3 Notícias

Estudantes com internato suspenso: “podíamos estar ajudando no combate à Covid”

Published by
Leônidas Badaró

O internato hospitalar corresponde a reta final do curso de graduação em medicina. É quando os quase médicos passam a fazer estágio em vários hospitais, antes de se formarem.


No Acre, 39 internos da Uninorte viviam a puxada, mas doce rotina de um profissional de saúde. O sentimento de viver na prática o trabalho da medicina era a materialização do sonho de se tornar médico.


Ocorre que por causa da pandemia da covid-19, desde o início de março que as atividades do internato foram suspensas por decisão da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) e Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa). Quatro meses depois, os estudantes se preocupam com a situação. Sem um cronograma de volta do internato organizado, a reta final do curso de medicina se tornou um pesadelo.


“Nos dois primeiros meses a situação era complicada, porém o tempo foi passando, o estado foi se organizando e a faculdade não fez um cronograma, não se reorganizou em colocar a gente em outros campos de prática”, diz um estudante que prefere não se manifestar.


O ac24horas procurou o Centro Universitário Uninorte. Indira Kitamura, Pró Reitora de Mercado disse que a suspensão das atividades do internato foram decisões da Sesacre e da Semsa. “Os atendimentos foram suspensos pela Sesacre e Semsa, como medida de contenção a Covid. Não depende da Uninorte. Os órgãos proibiram a entrada de todos os alunos Uninorte e UFAC. Nós estamos desde início do isolamento conversando com todos órgãos (Prefeitura e governo) solicitando possibilidade de retomada e tivemos negativas. No caso específico da medicina, criamos um comitê composto por : coordenadores, professores e alunos, que sabem de todas as nossas tentativas.


A reportagem também conversou com a prefeitura de Rio Branco. O médico Osvaldo Leal, coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, disse que, por enquanto, não há possibilidade de retorno. “Enquanto estivermos na bandeira vermelha não há possibilidade de retorno. Por mais que aleguem a possibilidade de ajudar, o risco de contrair a doença é real e será imputado aos serviços que receberem. Essa é a mesma lógica da não continuidade das atividades do internato no Hospital Santa Juliana por exemplo, preservação da saúde dos estudantes e não submissão à riscos adicionais. Este é o posicionamento da maioria absoluta dos serviços de saúde no país que acolhem estudantes em treinamento prático. A partir da bandeira laranja o Decreto do Governo do Estado de 22 de junho (Pacto Acre Sem Covid) e a complementação deste decreto publicada no dia 03 de julho remete as decisões relacionadas ao sistema de educação como estratégicas dentro do comitê estadual”.


Já a Secretaria Estadual de Saúde também se posicionou contra a volta do internato neste momento. De acordo com Maria Inês de Araújo Silva, Diretora de Atenção à Saúde, enquanto houver pandemia, não há como a Sesacre se responsabilizar pelos estudantes.


O que, na verdade, o governo teme é que um estudante seja contaminado e morra por causa da Covid-19, a família acione o estado na justiça, já que ainda não se tratava de um profissional formado.


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024

Fortaleza e Vasco empatam em primeiro jogo da terceira fase da Copa do Brasil

O Fortaleza recebeu o Vasco, nesta quarta-feira (1º), na Arena Castelão, para duelo válido pela…

01/05/2024