Menu

Prefeitura de Rio Branco previne exploração sexual de crianças e adolescentes venezuelanas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Órgãos ligados à prefeitura de Rio Branco identificaram um aumento na presença de venezuelanos na capital acreana, mesmo em meio à pandemia da Covid-19. Além disso, as equipes também verificaram a necessidade de atuar na prevenção de exploração sexual de crianças e adolescentes imigrantes. Por isso, o município decidiu intensificar as ações do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) para identificar as demandas e encaminhá-las aos serviços socioassistenciais e demais políticas públicas.

O crescente número de imigrantes venezuelanos na cidade é motivado pela fuga da crise no país vizinho ao Brasil. Ao chegarem ao Acre, utilizam espaços públicos para garantir o sustento. Alguns recusam se instalar em abrigos fornecidos pelo poder público. O trabalho da prefeitura consiste numa aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com os imigrantes.

Anúncio

“Neste primeiro momento, as equipes realizam a busca ativa dos imigrantes nas vias públicas. A identificação ocorre em ruas, praças, parques, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, prédios abandonados e semáforos”, afirmou a prefeitura nesta terça-feira, 14, por meio de seu portal oficial.

Após serem atendidos, os imigrantes passam por uma equipe especializada de psicólogos e assistentes sociais, que repassa as demandas e dá os encaminhamentos aos serviços ofertados pelo poder público. Por aqui, o que mais se identifica, segundo a prefeitura, são carência alimentar, ocorrência de trabalho infantil.

“Intensificamos as abordagens visando protegê-los da violação de direitos para que sigam a vida com dignidade. Além das demandas socioassistenciais, a equipe também leva orientações sobre as leis brasileiras, principalmente no que se refere aos cuidados e direitos das crianças e adolescentes”, garante Silvia Aleticia, Gerente do Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasdh).

As famílias de imigrantes que fixaram residência no município e enfrentam a vulnerabilidade social, já estão acessando os serviços da rede socioassistencial, inseridas no cadastro único e recebendo o auxílio emergencial ou o Bolsa Família. A prefeitura disponibiliza o contato do plantão do Seas para denúncias de violação de direitos, exploração sexual e trabalho infantil pelo telefone 9 9984-5399. O Serviço de Abordagem Especializado é realizado pelas equipes do Centro Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop e está localizado na Travessa Ponta Porã nº 55, bairro Capoeira.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.