Conecte-se agora

Cruzeiro do Sul reabre oficialmente o comércio com medidas de distanciamento

Publicado

em

Depois de quase quatro meses fechado por causa da pandemia do coronavírus, o comércio de Cruzeiro do Sul voltou a funcionar oficialmente neste sábado, 11. Reabriram os estabelecimentos permitidos pela reclassificação da situação de emergência (vermelho) para alerta ( laranja), após avaliação da comissão estadual de Covid-19, também por conta da inauguração do Hospital de Campanha da cidade, ocorrida na noite dessa sexta-feira, 10.

O Decreto do prefeito Ilderlei Cordeiro determina regras a serem seguidas, como a ocupação de 30 % do espaço dos estabelecimentos, disponibilização de álcool gel ou pia na entrada do estabelecimento para lavagem das mãos. Um dos mais tradicionais pontos da cidade, o Mercado Joãozinho Melo, funciona com controle dos clientes nas portas de entrada. O atendimento por loja é de uma pessoa por vez, das 07h às 15h.

Os camelôs devem manter distanciamento de dois metros entre as barracas. Já o Shopping Copacabana funciona das 11h às 22h. Na praça de alimentação, as mesas têm 2 metros de distância uma da outra.

Nos restaurantes, lanchonetes, padaria, confeitarias e sorveterias da cidade, funcionam das 07h às 22h e os clientes também devem ter distância mínima de 2 metros.

O presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, Luís Cunha, diz que este dia era aguardado com muita expectativa pelo comércio cruzeirense e que a recomendação é que todos cumpram as regras. “É o momento de podermos voltar às atividades mesmo com restrições. Desejamos que a circulação das pessoas volte ao normal, que as empresas possam recuperar o tempo sem vendas, mas também desejamos que todos sigam os protocolos sanitários para não termos aumento de casos a partir de agora” .

O prefeito Ilderlei Cordeiro alertou que as empresas que não se adequarem às normas poderão ter o seu alvará de funcionamento cassado, enquanto perdurar o estado de calamidade pública gerado pela Covid-19. “Essa reabertura tem que seguir rigidamente os critérios estabelecidos por que os casos de Covid-19 ainda estão em alta e as vidas são mais importantes do que as vendas”. Os bares e balneários, como o Igarapé Preto, seguem fechados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na rede

Homem que estuprou garota de 11 anos em Mâncio Lima é preso pela Polícia Civil

Publicado

em

O criminoso Paulo Gustavo dos Santos da Silva, 27 anos, que em 2016 estuprou uma garota de 11 anos em Mâncio Lima, foi preso nesta quinta feira, 22, pela Polícia Civil em Cruzeiro do Sul. Ele e a vítima moravam em Mâncio Lima, mas logo depois do crime, Paulo fugiu para Cruzeiro do Sul.

O caso foi denunciado pela família e exames confirmaram o estupro. Segundo o delegado José Obêtanio, o homem tentou o estupro duas outras vezes até conseguir consumar o ato.

Ele já está no Complexo Penitenciário Manoel Neri onde cumprirá pena de 13 anos e 4 meses inicialmente em regime fechado determinada pelo juiz Marlon Machado.

“À época do estupro a Polícia Civil investigou o caso, que resulta agora nessa condenação definitiva do estuprador. Temos feito muitas prisões de estupradores e esses verdadeiros animais que atacam crianças não terão vida fácil em Mâncio Lima não”, relatou o delegado.

Continuar lendo

Na rede

Cruzeiro do Sul terá ‘happy hour’ da vacinação para 18 anos ou mais nesta sexta das 18h às 23h

Publicado

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul anunciou nesta quinta-feira, 22, que nesta sexta-feira, 23, a Saúde fará um happy hour de vacinação contra a Covid-19 para pessoas acima dos 18 anos, das 18h às 23 horas, na sede da AABB do município.

Segundo a gestão, as 20 mil doses enviadas pelo Estado são suficientes para imunizar toda a população com idade para receber a vacina.

Nesta quinta e sexta, 22 e 23, as unidades do município estarão aplicadas apenas a segunda do imunizante até às 17h e logo em seguida inicia o happy hour na AABB para pessoas que tenham 18 anos ou mais.

Continuar lendo

Na rede

Novenário de Nossa Senhora da Glória vai homenagear vítimas da Covid-19 de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O Novenário de Nossa Senhora da Glória deste ano, de 5 a 15 de agosto, vai lembrar e homenagear as pessoas de Cruzeiro do Sul que morreram vítimas de Covid-19. Haverá um dia da programação específico com terço, novena e missa para os mortos e um painel dentro da Catedral que contará com nomes e fotos dos que foram à óbito pelo coronavírus. O tema deste ano do Novenário é “Maria, mãe de Deus, auxílio do povo”.

A carreata deste ano que deverá ocorrer no dia 15 de agosto, que mais uma vez substitui a Procissão, contará com 16 quilômetros de percurso com saída da Catedral Nossa Senhora da Glória e retorno para o mesmo local. Ela vai passar pelo Hospital de Campanha, onde estão internados os doentes com Covid-19, outras unidades hospitalares, e fará paradas em lugares simbólicos para bênçãos, como no Hospital do Juruá, Unidade de Pronto Atendimento – UPA, Maternidade, Quartel da Polícia Militar e outros lugares.

“Vamos fazer uma procissão com sentido de homenagear, e pedir proteção para as áreas de educação, saúde, segurança e trabalho. Então vamos fazer paradas em lugares pontuais”, declarou o bispo Dom Flávio Giovenale.

A organizadora do evento, Lizane Negreiros, relata que após a missa da abertura no dia 5, diariamente haverá terço, novena às 9h00 horas, 15h00,18H30 e missas às 19h30. A Feira de Artesanato em frente à Catedral será substituída pela venda de alimentos e souvenirs do Novenário, como camisetas e terços. “Pedimos que as pessoas compareçam em todas as atividades do nosso Novenário”, convida ela.

No ano passado, a expectativa da organização da carreata de Nossa Senhora da Glória, era de participação de 600 veículos, mas de acordo com a 1ª Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran do município, o evento contou com a participação de 1800 veículos (carros e motocicletas) e 10 mil pessoas, que seguiram a imagem da padroeira pela cidade, que foi levada no carro do Corpo de Bombeiros em um percurso de 6 quilômetros.

Continuar lendo

Na rede

Prefeitura de Porto Walter dá desconto de 30% no valor do IPTU

Publicado

em

A prefeitura de Porto Walter concede aos moradores desconto de 30% no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, deste ano para pagamento de parcela única. Quem preferir parcelar, poderá pagar o imposto em 6 meses sem juros.

Os boletos já estão sendo entregues por profissionais da prefeitura, que também estão aptos a dar orientações para os contribuintes.

Com os impactos econômicos e sociais por causa da pandemia de coronavírus, o prefeito César Andrade enviou à Câmara Municipal o projeto que concedeu o descontos e assegurou as duas formas de pagamento.

“O valor arrecadado será investido na melhoria dos serviços públicos oferecidos para a população de nosso município”, garante o prefeito César Andrade.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas