Menu

UBS fluvial de Cruzeiro do Sul recebe o nome de Marieta Cameli

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Unidade Basica de Saúde Fluvial que a prefeitura de Cruzeiro do Sul recebeu nesta sexta-feira, 10, leva o nome da matriarca da família Cameli, Marieta Cameli, que morreu no último dia 24 de maio, em Manaus.

A embarcação construída com recursos de emenda parlamentar do então senador Gladson Cameli, levará para os moradores dos rios da região, o tripé da Atenção Básica de Saúde: atendimento médico, exames e medicamentos.

Anúncio

O prefeito Ilderlei Cordeiro, diz que a equipe de saúde já está elaborando o cronograma de atendimento e definindo em qual rio a embarcação começará a atender.

Cordeiro ressalta que resolveu homenagear a matriarca da família Cameli por que além dela representar a força da mulher ribeirinha, era mãe do ex-governador Orleir Cameli, que construiu o Navio Hospital Dr. Montenegro, que há cerca de 20 anos garante a cada inverno Amazônico, atendimento médico odontológico em Cruzeiro do Sul e no Alto Juruá. “E a embarcação está aqui graças à emenda do Gladson, então, a homenagem é justa”.

Maria do Patrocínio Messias de Carneiro, D. Marieta, nasceu em 3 de setembro de 1926, no seringal Belo Horizonte, alto Juruá, filha do Sr. Manoel Carneiro de Messias e Elvira Araújo. Em 24 de março de 1944 casou com Marmud Ferreira Cameli, com quem teve 3 filhos: Orleir e Eládio, Chiquinho e 25 netos e 33 bisnetos.

O governador agradeceu emocionado à homenagem feita à avó dele. “Minha avó era uma ribeirinha que conheceu a realidade do nosso povo e sentiu na necessidade deste tipo de atendimento nos nossos rios. Estou agradecido pela homenagem”.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.