Menu

Mapa mostra Covid-19 se alastrando nas aldeias, mas há 288 casos de índios vivendo nas cidades

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-AC) produziu um mapa com a distribuição das terras indígenas e municípios do Acre com os casos confirmados da Covid-19. A última atualização é do dia 7 de julho e confirma o cenário preocupante nas comunidades indígenas do Acre, mas principalmente a doença vem afetando muito quem mora nas cidades: já foram confirmados 288 casos de índios que vivem nos núcleos urbanos de Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Tarauacá e Marechal Thaumaturgo.


Mas há outros 146 casos de índios que moram nas reservas. O povo kaxinawá do Alto Rio Purus são os mais afetados, com seis mortes. Os kaxinawás do Rio Jordão são os que tem o maior número de casos confirmados, com 17 registros.

Publicidade

“Com o mapa, geramos a tabela “Casos de Covid-19 no Acre e Terras Indígenas”, resultado de uma checagem interna da CPI-Acre, com a Associação do Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre e a Organização dos Professores Indígenas do Acre”, explica a ONG acreana.



A plataforma usa informações disponibilizadas pelos Distritos Sanitários de Saúde Especiais Indígenas (DSEIs) do Alto Rio Juruá e Alto Rio Purus, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).


Toda semana a tabela é atualizada e enviada para as associações indígenas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido