Conecte-se agora

Enem será feito em janeiro e fevereiro de 2021, afirma MEC

Publicado

em

Coronavírus não será um problema para a realização da prova, diz presidente do Inep

As novas datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgadas pelo secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Antonio Paulo Vogel, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, nesta quarta-feira (8). Conforme o anúncio, o Enem 2020 será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).

A definição das novas datas do Enem foi feita após diálogos com as secretarias estaduais de Educação e entidades representativas das instituições de ensino superior públicas e privadas e enquete com estudantes, disponibilizada na última semana de junho, em que mais da metade dos inscritos preferiu os meses de dezembro e janeiro.

Segundo o presidente do Inep, o instituto está preparado para aplicar o exame em janeiro e busca, junto ao Ministério da Economia, um aporte adicional de R$ 70 milhões para adequações de segurança contra o novo coronavírus. 

“Vamos tomar todas as medidas de segurança do ponto de vista sanitário para a aplicação da prova. Para isso, teremos de alugar novas salas e disponibilizar equipamentos de segurança, como máscaras e álcool em gel, o que gera um custo além do que foi planejado inicialmente. Porém, já estamos em contato com o Ministério da Economia e isso não será um problema para a realização da prova”, disse Alexandre Lopes, em entrevista coletiva realizada por videoconferência.  

Dentre os participantes da coletiva, estava a secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Cecília Motta, que ressaltou a importância do Enem ser realizado no início do primeiro semestre de 2021. 

“Este é um ano que está sendo muito difícil e chegar a um consenso não é fácil. No entanto, a decisão agradou a todos nós, porque a gente não pode perder o primeiro semestre, que é muito importante, nem perder a organização do Prouni, do Sisu e do Fies. Então, o Consed unanimemente aprovou esta data e achou-a muito interessante para os alunos da rede pública”, disse a presidente do Consed.

Durante a coletiva, o MEC pontuou que, caso as instituições de ensino achem necessário, será possível abrir um terceiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2020. A segunda edição do Sisu 2020 já está com inscrições abertas e seguem até o dia 10 de julho. 

*Com informações do MEC

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Cotidiano

Incêndio em Xapuri foi bem controlado e não houve danos a residências

Publicado

em

A tenente BM Laiza, comandante do 8º Batalhão, sediado em Xapuri, informou na manhã desta quarta-feira (22) que a queimada urbana que atingiu uma área de vegetação próxima ao aeródromo da cidade e da própria sede do Corpo de Bombeiros na cidade, no dia anterior, foi controlado sem chegar a causar danos materiais.

De acordo com a militar, o fogo começou por volta das 18h30horas da noite desta terça-feira (21), nas imediações de onde está o bairro Mutirão, uma das primeiras concentrações de residências para quem chega a Xapuri, tendo sido inicialmente controlado. No entanto, as chamas voltaram a ter intensidade momentos depois.

De acordo com a comandante, os bombeiros fizeram o combate inicial exatamente nos pontos mais próximos às residências e às instalações do batalhão, onde já haviam sido feitos os chamados “aceiros” para evitar o avanço das chamas rumo a edificações, e ainda na margem da Estrada da Borracha.

Ainda de acordo com a tenente Laiza, apesar de ainda haver muito fogo na região atingida por volta das 21h30 da noite, o incêndio já estava sendo controlado nesse horário pela guarnição de plantão e por volta das 10h30 a situação já era tranquila na área que costuma ser alvo de incêndios provocados todos os anos.

Essa foi a maior queimada urbana registrada em Xapuri desde o começo da temporada do fogo. O município tem, até a última atualização do programa Queimadas, 303 focos de calor detectados pelo satélite de referência do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desde janeiro.

No vídeo abaixo, você pode conferir como ficou a área atingida pelo fogo em Xapuri na noite desta terça-feira, além das informações e orientações prestadas pela tenente Laiza a respeito do trabalho de combate feito pelos bombeiros, que resultou na preservação de vidas e de patrimônios materiais.

Continuar lendo

Destaque 2

Com PGE e Seplag, deputados realizam reunião com as portas fechadas para tratar emendas

Publicado

em

Os deputados da base do governo, independentes e oposição estiveram na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira, 22, para tratar sobre emenda parlamentares de 2020 que não foram executadas em 2021. O encontro ocorreu com as portas fechadas e a imprensa não teve acesso, sendo barrada por seguranças na entrada, o que despertou o interesse de curiosos nós corredores da Aleac.

Com a presença do secretário de Planejamento e Gestão, Coronel Ricardo Brandão, e do procurador-geral do Estado, João Paulo Setti, os deputados pediram informações de como alterar a destinação de emendas que não foram executadas em 2021. O ac24horas apurou que os parlamentares expuseram que muitas emendas alocadas não foram executadas devido várias entidades não terem condições de executar os projetos. Cada deputado tem direito a R$ 500 mil que podem ser destinados para saúde, educação e esporte.

A PGE e a Seplag informaram que os deputados devem enviar um Projeto de Lei Complementar para a Casa Civil, já que alteração de orçamento é demanda do Poder Executivo. Uma proposta deverá ser elaborada nós próximos dias e o PL deverá chegar na Aleac.

Continuar lendo

Acre

Ex-diretor que defendeu uso do Bope contra garis é nomeado

Publicado

em

O diretor de gestão da Secretaria Municipal de Zeladoria de Rio Branco, Marco Antônio Cavalcante Vitorino, que tinha anunciado a sua saída do cargo na última segunda-feira, 20, por meio de nota, foi nomeado pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, nesta quarta-feira, 22, para o cargo de assessor administrativo da Secretaria de Meio Ambiente (Semeia).

Marco Vitorino foi nomeado com uma CEC 8, mas segundo o decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), ele receberá 50% do valor atribuído ao cargo para qual foi nomeado, de acordo com §1º do art. 66 da Lei Municipal nº 1.959, de 20 de fevereiro de 2013.

A situação chama curiosidade já que na segunda, Marco Vitorino agradeceu ao prefeito Tião Bocalom pela oportunidade de conduzir umas das pastas mais importantes e sensíveis da estrutura organizacional durante os nove primeiros meses de gestão e afirmava que a sua então saída se deva devido a falta de tempo para se dedicar aos estudos.

Marco Vitorino ficou conhecido por defender o Bope no episódio da Tropa de Choque que acabou usando sprays de pimenta e cassetetes contra os garis e margaridas, que se manifestaram por salários atrasados, no início da atual gestão.

Continuar lendo

Cotidiano

PM conhecido por ações sociais denuncia perfil fake em seu nome que vende armas de fogo

Publicado

em

Derineudo Souza é um Policial Militar acreano bastante conhecido em todo o estado pelas ações de solidariedade que realiza. Coordenando um grupo de pessoas que apostam na ajuda a quem mais precisa para melhorar a vida de todos, já conseguiu construir casa, comprar equipamentos, sempre contando com uma grande rede de solidariedade.

Ainda assim, Derineudo não conseguiu escapar de ser vítima de fake news. O PM denuncia a criação de uma perfil falso em uma rede social, onde foi colocada uma foto sua e o golpista anuncia que o militar estaria vendendo uma arma.

O policial foi alertado por amigos das redes sociais, cuja arma foi oferecida. “O perfil é falso, não tem nenhum amigo e foi criado do dia 20 para o dia 21 de setembro. Quero deixar claro que essa pessoa não sou eu e já estou tomando as devidas providências para que essa pessoa seja responsabilidade”.

Derineudo gravou um vídeo em uma delegacia, onde registrou um Boletim de Ocorrências, e pede que as pessoas não respondam ao perfil falso e apenas denunciem.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas