Conecte-se agora

Programa de bolsas de estudo do Google está com inscrições abertas

Publicado

em

Interessados podem se candidatar até o dia 30 de julho

A oitava edição do Latin American Research Awards (LARA), o programa de bolsas de pesquisas do Google direcionado para América Latina, já está com inscrições abertas para alunos da pós-graduação. Há bolsas para pesquisas de mestrado e doutorado. Neste ano, o Google vai disponibilizar R$ 2,5 milhões para estudantes de mestrado e doutorado, juntamente com seus professores.

A iniciativa tem como objetivo investir em projetos de pesquisa que podem impactar positivamente a sociedade e contribuir para o bem-estar social. Os candidatos têm até o dia 30 de julho para realizar a inscrição, que pode ser feita através deste site. Lançado em 2013, o programa já investiu mais de 3,5 milhões de dólares para financiar cerca de 120 projetos latino-americanos em parcerias com diversas universidades.

Áreas em que o programa disponibiliza bolsas de estudo

Por conta da pandemia da Covid-19, uma seção especial que trata sobre a doença foi criada pelo Google para recebimento de pesquisas sobre o tema. Outros campos de atuação que possibilitam a disponibilização de bolsas de estudo são:

Geo/Maps;

Interação entre humanos e computadores;

Recuperação, extração e organização de informações (incluindo gráficos de semântica);

Internet das coisas (com a inclusão de cidades inteligentes);

Machine learning (aprendizado de máquinas) e data mining (mineração de dados);

Dispositivos móveis;

Processamento natural de línguas;

Interfaces físicas e experiências imersivas;

Privacidade;

Outros assuntos relacionados à pesquisa na web.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Cotidiano

Depasa realiza mutirão de limpeza e manutenção na rede de esgoto na Cidade do Povo

Publicado

em

O Departamento de Água e Saneamento do Acre (Depasa) está realizando uma grande operação de limpeza e manutenção da rede de esgotamento sanitário na Cidade do Povo. O mutirão tem como objetivo desobstruir a rede, conserto e reparo nas redes principais para evitar problemas futuros.

O trabalho que vai durar sete dias no total usou máquinas e dezenas de trabalhadores do Depasa. Os moradores da região elogiaram a ação. “Esse é o primeiro mutirão que é realizado aqui na nossa comunidade com essa desobstrução de canos e a gente espera que isso faça com que nossa comunidade não sofra com falta de água”, diz Robson Souza, morador da Cidade do Povo.

Waleska Bezerra, diretora presidente do Depasa, explica que esse tipo de operação é inédita na comunidade. “Levamos três caminhões tatuzão durante sete dias para fazer esse mutirão de limpeza, troca de canos e estamos levando areia e bairro para conserto das ruas. Tem mais coisas que precisam ser feitas na comunidade, mas já começamos a melhorar a rede de água e esgoto da Cidade do Povo”.

Continuar lendo

Cotidiano

Primavera chega nesta quarta-feira com previsão de chuvas e possível onda de calor

Publicado

em

Neste ano, a primavera começa nesta quarta-feira (22), às 14h21m, no horário do Acre. A mudança de estação é um fenômeno astronômico, que acontece por causa dos movimentos da Terra. Mas por que as estações têm dia e hora certa para começar e acabar? É tudo uma questão de movimentos da Terra.

Na astronomia as estações do ano são definidas a partir de posições específicas que a Terra alcança em seu movimento ao redor do Sol. A data de início da primavera acontece quando temos a mesma quantidade de luz do sol nos dois hemisférios, Sul e Norte, o dia e a noite têm a mesma duração e isso é chamado de equinócio.

Também temos outros dois pontos muito importantes conhecidos por solstícios. Isso acontece duas vezes no ano, no início da primavera e no início do outono. Já quando o dia é o mais longo do ano (e a noite mais curta) é a data que marca o início do verão. No caso contrário (noite mais longa e dia mais curto) temos o início do inverno.

Previsão para a estação

De acordo com a empresa de estudos climáticos Climatempo, na maior parte da estação teremos temperaturas médias mensais dentro e acima da média normal em praticamente todo o país. É possível a ocorrência de nova onda de calor, porém não tão intensa quanto a observada na primavera de 2020, quando várias regiões do país bateram recordes históricos de calor.

Chuva

Desde o início de setembro, as pancadas de chuva retornaram sobre a várias áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do país, mas de forma irregular. As precipitações mais frequentes e volumosas durante o mês de setembro devem ser observadas no Rio Grande do Sul, em Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre e Amazonas.

Outubro e também novembro devem ser dois meses com o aumento da frequência e do volume de chuva sobre o Sudeste, Centro-Oeste e principalmente o sobre o Norte do Brasil.

Apesar da tendência de volume chuva acima da média normal em áreas importantes para o abastecimento dos reservatórios para geração de energia, o volume de chuva ainda estará muito abaixo do necessário para regularizar a situação.

O aumento da chuva em novembro vai fazer com que grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil fiquem menos quente neste mês.

Mas e o horário?

O horário está relacionado com o tempo que a Terra leva para completar uma volta em torno do Sol. Diferente do que imaginamos, o percurso total leva um pouco mais 365 dias. São cerca de 365 dias, 5 horas e 45 minutos e é por causa dessa diferença que as estações do ano também sofrem alterações de um ano para o outro. Os astrônomos conseguem definir, através de cálculos matemáticos, o horário exato de todas as próximas viradas de estações.

Com informações fornecidas pela Assessoria de Comunicação da Climatempo.

Continuar lendo

Cotidiano

Campeonato Acreano retorna no próximo domingo com a penúltima rodada do 2º turno

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Após a eliminação do Galvez no Campeonato Brasileiro da Série D, a Federação de Futebol do Acre (FFAC) definiu a tabela do restante do estadual 2021.

O segundo turno reinicia no próximo domingo, 26, com a segunda e penúltima rodada. No estádio Florestão, às 16 horas, Galvez enfrenta o Humaitá, campeão do primeiro turno. Em seguida, às 18 horas, Rio Branco x Atlético se enfrentam no duelo dos líderes do segundo turno.

Na próxima quarta-feira, 29, acontece a última rodada do segundo e pode inclusive representar o fim do campeonato, caso o Humaitá conquiste também o segundo turno. Em caso de um outro campeão, as finais estão marcadas para os dois sábados seguintes, dias 2 e 10 de outubro.

O ac24horas, em parceria com a FFAC TV, transmite ao vivo todas as emoções da reta final do Campeonato Acreano 2021.

Continuar lendo

Acre 01

Morador vai assistir sessão na Câmara, cobra vereadores e quase é agredido no Quinari

Publicado

em

Weriton Roque, morador do bairro Edilo Rodrigues, em Senador Guiomard, saiu para assistir uma sessão na Câmara de Vereadores e diz quase ter sido agredido nesta quarta-feira (22). Tudo começou quando ele resolveu gravar um vídeo para desabafar sobre as condições que se encontra a Câmara Municipal de vereadores da região.

Segundo ele, um dos problemas no parlamento está relacionado à caixa de som, que transmite o áudio da sessão plenária, que está danificada e impede que os moradores ouçam o que é discutido entre os parlamentares.  Além disso, o morador que também é servidor público, alega o ‘caos’ no Poder Legislativo municipal.

Roque aponta que nem água para as pessoas que desejam assistir a sessão é disponibilizado. “Aqui, a irresponsabilidade é tão grande que nem o som para ouvir a sessão a gente consegue ouvir lá, porque a única caixa que tem não está funcionando. O descaso chega a ser tão grande que você olha e o bebedouro não tem água. Não tem uma cortina para dar viabilidade aos vereadores”, declarou.

No entanto, as críticas feitas pelo morador não ficaram sem resposta. O presidente do parlamento, vereador Magildo Lima (Progressistas) saiu do plenário e resolveu responder o cidadão. Magildo disse que Weriton não tem moral para criticar o parlamento. “Sempre está aqui e não está trabalhando, me diga qual a moral até tu tens para cobrar alguma coisa que aconteceu por conta do som, e está ali o bebedouro, não está com o galão d’água, mas ali está funcionando vai lá, agora fala de ti mesmo”, respondeu e, em seguida, saiu do local.

Procurado pela reportagem do ac24horas, o morador Weriton Roque, relatou que após as suas críticas, por pouco não chegou a ser agredido por um funcionário do local, porém, antes de chegar a uma possível agressão física, o servidor foi contido por Magildo Lima. “Eu fico triste porque ali é a casa do povo, eu fico a me perguntar se uma outra pessoa que for gravar um vídeo terá o mesmo tratamento. Em relação ao som, ele tem problema desde o início da atual legislatura”, comentou.

Roque finalizou dizendo que Magildo alega ter feito uma economia de R$ 300 mil reais, porém, não usou para fazer as adequações na Câmara.

Já o presidente da casa, vereador Magildo Lima contou que Roque é acostumado a ir ao parlamento fazer baderna. “Por isso eu fui até lá e falei aquela situação com ele, mas assim, pela situação que ele é funcionário [ posto de saúde]. Dificilmente ele vai para trabalhar e em dias de sessões ele está lá fazendo esses tumultos”, explicou.

Em relação a supostas agressões relatados por Roque, Magildo confirmou que o morador havia discutido com um funcionário da Câmara. “Eu fui lá acalmar os ânimos. Eu entrei na pauta porque ele queria que não tivesse sessão por conta da caixa de som externa não está funcionando, mas a interna estava. O som acontece de dá problema e não dá tempo de arrumar. Nós tínhamos que fazer sessão por conta de alguns projetos que nós tínhamos que colocar em pauta”.

Sobre as reclamações da falta de água no Poder Municipal, Lima disse que é inverídico, haja vista que, o bebedouro citado está desativado. “Ele sabe que nós não usamos aquele e sim o do corredor. Foi a hora que eu falei qual a moral que ele tinha, porque como servidor ele tinha que está no local de trabalho e sempre em sessão ele vai lá para fazer tumulto. Como cidadão, todos têm direito de fazer suas reivindicações”, concluiu.

video

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas