Categories: Cidades Notícias

Sena implantará monitoramento da população idosa e crônica para evitar casos de Covid-19

Published by
Lucas Vitor

O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (MDB) publicou uma Portaria Nº 005/2020 que trata acerca da implantação do plano de monitoramento da população idosa e crônica na atenção primária na rede de saúde básica do município.


O plano irá monitorar esses idosos e portadores de doenças crônicas, a fim de evitar e reduzir a contaminação, internação e óbitos em decorrência da Covid-19.


Segundo o plano, a Secretaria Municipal de Saúde fará o mapeamento da população idosa e portadora de doença crônica de todo o território municipal. Esse grupo de trabalho irá contar com Equipes de Saúde da Família (ESF) que irão priorizar o manejo clínico para pessoas idosas (60 anos e mais) e pessoas com doenças crônicas.


As equipes deverão identificar durante o atendimento ambulatorial pessoas com sintomas de Síndrome Gripal (SG) leve, realizar o manejo clínico e notificação obrigatória no E-sus-VE submetendo os pacientes ao isolamento domiciliar com monitoramento e acompanhamento intensivo do Agente Comunitário de Saúde (ACS), Agente de Combate à Endemia (ACE) e/ou outro profissional da ESF.


Para as pessoas idosas e crônicas, o monitoramento intensivo, deve ser realizado diariamente, alternadas em presencial (peridomiciliar) e remoto (telefônico) de acordo cronograma de visita elaborado.


O Monitoramento intensivo presencial com distanciamento mínimo de 2 metros do paciente e/ou outro morador, deverá ser realizado pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate à Endemia (ACE);


Já o monitoramento intensivo remoto (telefônico) deverá ser realizado por equipe no formato call center.


O médico deverá realizar a intervenção preconizada pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde do Acre, iniciando o tratamento precoce aos pacientes com quadro sugestivo para Covid-19, priorizando os pacientes idosos e portadores de doenças crônicas e profissionais da saúde que deve ser iniciado em até 5 cinco dias após a manifestação dos sintomas (fase 01 da doença).


Nesse plano, a Secretaria Municipal de Saúde irá priorizar a testagem rápida a população idosa, portadores de doenças crônicas e profissionais de saúde, a fim de auxiliar na confirmação específica de casos suspeitos.


Share
Published by
Lucas Vitor

Recent Posts

The Boys: “o mundo inteiro vai pegar fogo” em novo trailer; assista

Durante a primeira edição da CCXP México, o tão aguardado trailer oficial da quarta temporada…

05/05/2024

Dependente químico é agredido a ripadas após “julgamento” de facção

O dependente químico Acelino Rodrigues Vitorino, de 30 anos, foi vítima de uma agressão física…

04/05/2024

Bebedeira entre “amigos” termina com um ferido a facadas na Sobral

Um homem identificado como Elimar Barbosa da Silva, de 40 anos, foi ferido a golpes…

04/05/2024

Acreano é prata no Rio Open de Taekwondo e segue para o Pan Americano, no México

Bryan Azevedo, lutador acreano de 13 anos, conquistou neste sábado, 4, a medalha de prata…

04/05/2024

Juliana Paes revive Maya, de “Caminho das Índias”, em trend indiana

Juliana Paes, 45, aderiu ao desafio de maquiagem indiana, conhecido como “Asoka Makeup“, que viralizou…

04/05/2024

Rio Branco empata com o Princesa do Solimões e segue sem vencer na Série D

O Rio Branco empatou neste sábado, 4, no Florestão, em 0 a 0 com o…

04/05/2024