Menu

Prefeitura notifica e invasor de margens de rios vai reflorestar área desmatada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Assessoria de Divulgação Social da Prefeitura de Xapuri informou na tarde desta segunda-feira (6) que o responsável pela invasão de uma área às margens dos rios Acre e Xapuri, que se encontram em frente à cidade, foi notificado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) e deverá deixar o local em um prazo de dez dias, assim como fazer a recomposição da mata ciliar.


O fato ganhou repercussão nas redes sociais depois que uma imagem da ação foi compartilhada por um internauta, causando protestos e pedidos de providências à prefeitura contra a intervenção. A assessoria da prefeitura informou ainda que o ocupante respondeu de maneira positiva à abordagem da Sematur e que a solução para o problema foi encontrada por meio de acordo amigável.

Publicidade

A vegetação das margens dos rios Acre e Xapuri na região em que o segundo desemboca vem se recuperando nos últimos 20 anos, depois de sofrer total remoção por conta das pastagens que ali predominavam. Com o fim da utilização dessas áreas, uma mata secundária começou a se formar. No entanto, uma invasão que vem ocorrendo há cerca de dois anos está trazendo de volta a ameaça.


O local escolhido pelo invasor notificado pela prefeitura é um dos mais privilegiados na vista que se tem da praça de São Sebastião para a foz do rio Xapuri. É um dos lugares mais bonitos da cidade e está localizado em frente à histórica Praia do Zaire, onde se localizou um dos principais pontos de embarque e desembarque de navios nos tempos das casas aviadoras.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido