Conecte-se agora

Obedecendo decreto parcialmente, Ilderlei libera comércio e igrejas a partir do dia 11 em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O comércio e as igrejas de Cruzeiro do Sul serão reabertos no próximo sábado, 11, com percentual de 30% de ocupação, regras rígidas de distanciamento e uso de máscaras e álcool para os consumidores e fiéis. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 7, no auditório da Escola Flodoardo Cabral pelo prefeito Ilderlei Cordeiro, em reunião com representantes do Ministério Público, comércio, líderes religiosos, taxistas e outras categorias.

A reabertura será possível, segundo o prefeito, porque além da reclassificação pelo comitê Covid-19, do nível vermelho para o laranja, o Hospital de Campanha de Cruzeiro, será inaugurado no sábado, 10. “O comércio e igrejas deverão seguir as regras de 30 por cento e vamos fiscalizar para que as normas sejam obedecidas e nós possamos avançar na flexibilização”, explica o gestor.

O presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, Luís Cunha, afirmou que o comércio está preparado para atender à todas as regras estabelecidas pelo poder público municipal. “O comércio é o mais interessado em se adequar às regras estabelecidas, seja de distanciamento, percentual e de higiene”, assegurou.

A necessidade da abertura gradual do comércio e demais atividades é ressaltada pelo promotor Ocimar Júnior, que esteve na reunião. “Tudo deve ser feito de forma gradual e segura”, lembra ele.

Igrejas vão reabrir com 30% de uso do espaço

As 5 cidades do Vale do Juruá e Tarauacá, foram desclassificadas do nível vermelho- de emergência, para o laranja – de alerta, o que segundo o Comitê não prevê a reabertura de igrejas, mas o prefeito Ilderlei Cordeiro, autorizou a reabertura das igrejas com percentual de ocupação de 30 por cento do espaço físico das instituições religiosas por considerá-las essenciais. “Considero que as igrejas são essenciais porque são hospitais espirituais para as pessoas”, explica.

As atividades da igreja católica, segundo o bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovanele, serão reiniciadas no final de semana seguinte do início da flexibilização , dias 18 e 19. Ele cita que na prática, na Catedral Nossa Senhora da Glória, o percentual de ocupação será de 20%. “Na Catedral são mil lugares, mas só 200 serão ocupadas por temos que intercalar e usar um banco sim e outro não. Isso se aplicará também durante o Novenário de Nossa Senhora da Glória”, explica o bispo.

Acre 01

Na Gameleira, concentração em protesto contra Bolsonaro registra baixa adesão

Publicado

em

Manifestantes se concentraram na tarde deste sábado, 24, na Gameleira, localizada no 2º Distrito, para o ato que começará às 16 horas que trata da passeata pedindo a saída do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), em Rio Branco (AC).  

Após a concentração, haverá uma passeata pelas principais ruas da capital até o Palácio Rio Branco, onde os participantes devem chamar atenção de parlamentares federais, estaduais e senadores contra as pautas da reforma administrativa, tributária e a privatização dos Correios. 

Eles também se manifestam por salário, emprego, trabalho decente e renda; contra a inflação, carestia e a fome; vacina para todos; auxílio emergencial de R$ 600,00; defesa da agricultura familiar e luta por segurança e soberania alimentar. Na pauta, além de pedir a saída de Bolsonaro, os manifestantes propõem luta contra as privatizações e reforma administrativa.

Ao videomaker do ac24horas, Whidy Melo, a presidente do Sintect-AC, Suzy Cristiny, afirmou que a baixa adesão se dá também pela vacinação de Rio Branco ter iniciado para o público de 20 anos. “Grande parte das pessoas que vem para esses protestos são os nossos jovens e que estão sendo prejudicados por esse desgoverno. Essa aqui ainda é a concentração, mas os trabalhadores irão vir e lutar contra esse governo”, afirmou.

 

Continuar lendo

Na rede

Cruzeiro do Sul pedirá autorização para vacinar público de 12 a 17 anos contra covid-19 ao MS

Publicado

em

O secretário municipal de saúde de Cruzeiro do Sul, Agnaldo Silva, anunciou neste sábado, 24, ao ac24horas que entrará com um pedido no Ministério da Saúde e no Governo do Acre para iniciar a vacinação contra a covid-19 para jovens de 12 a 17 no município. Na sexta-feira, 23, em mutirão de 5 horas na AABB, o município aplicou 4.503 mil doses contra a covid-19 no público de 18 anos ou mais.

Segundo o gestor, o município ainda tem em estoque mais de 15 mil doses de vacina da Pfizer para ampliar a imunização para os adolescentes. “A Pfizer é a única vacina autorizada para esse público de 12 a 17 anos, temos pouco mais de 15 mil doses dela. Assim que recebemos autorização do Programa de Imunização do governo do Estado e do Ministério da Saúde, vamos começar a vacinar os adolescentes de Cruzeiro do Sul”, destacou. 

Com as 4.503 aplicadas na sexta, Cruzeiro do Sul alcança as 50 mil doses aplicadas. O município saiu na frente da vacinação sem comorbidades, para o público de 18 anos. 

Continuar lendo

Cotidiano

Vacinação contra covid-19 em Cruzeiro do Sul imunizou mais de 4,5 mil de 18 a 20 anos

Publicado

em

O ‘Happy Hour’ da vacinação contra covid-19 nesta sexta-feira, 23, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, rendeu. Segundo informações obtidas pelo ac24horas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vacinou 4.503 jovens de 18 anos ou mais, das 18 às 23 horas, na sede da AABB no município. 

A vacinação desse público alvo foi reiniciada após o envio de 20 mil da Pfizer ao município pelo Estado. Por se tratar do imunizante Pfizer, era necessário manter a estrutura refrigerada. O horário escolhido, das 18h às 23h, visou facilitar o acesso das pessoas que trabalham, além de poupar as pessoas de ficarem na fila sob o forte sol cruzeirense. 

A ação foi desenvolvida à semelhança de um megaevento: 150 pessoas foram designadas somente para o registro, para agilizar ao máximo o atendimento, 150 registradores, além de 70 vacinadores, 15 profissionais de informática e 20 pessoas de apoio. 

 

Continuar lendo

Na rede

Mâncio Lima vacina público de 18 anos ou mais contra covid-19

Publicado

em

A Prefeitura de Mâncio Lima continua neste sábado, 24, a vacinação contra covid-19 do público de 18 anos ou mais.  O início da vacinação desse público ocorreu na sexta-feira, 23, após o recebimento de 2,5 mil doses da Pfizer. 

O  mutirão é realizado nas unidades de saúde Sofia Barreto, no Bairro São Francisco, e na Unidade Básica de Saúde – UBS  Dr. Cerqueira , localizada no Bairro Guarani e na UBS Quintino Rio Branco Lebre, no Centro.  A imunização também é feita na  Comunidade  do Pentecostes, zona rural do município. 

Segundo a secretária de saúde de Mâncio Lima,  Joice Gonçalves,  é possível atender, nos dois dias, aproximadamente 600 pessoas. “Na cidade, a vacina usada é a Pfizer, que requer a aplicação em salas refrigeradas”, destacou. 

O prefeito Issac Lima diz que esta é uma das fases mais importantes da vacinação. ” Os jovens transitam muito, portanto a vacinação deles é de fundamental importância para proteger as famílias. Estamos prontos para seguir avançando na vacinação contra a covid-19″, ressaltou o gestor.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas