Conecte-se agora

Ladrões invadem fazenda e roubam gado; prejuízo é de quase R$ 100 mil

Publicado

em

Já foi o tempo em que a zona rural acreana era considerada tranquila. Que o diga o pecuarista Rubens Neto, dono da Fazenda São Lucas, localizada na BR-317, sentido Rio Branco/Boca do Acre, no Amazonas.

Na madrugada deste domingo, 5, sua propriedade foi invadida por ladrões que arrombaram os cadeados da fazenda e furtaram quase 50 bovinos, entre vacas e bezerros. A audácia dos bandidos é tão grande que, foram levados cavalos nos caminhões para conseguir juntar o gado. “Os dias em que durmo na fazenda, a gente dorme com medo. Não tem mais segurança nenhuma. Eles são tão atrevidos que trouxeram cavalos para conseguir tanger o gado”, afirma o produtor rural.

Ao todo, foram levados pelos assaltantes 20 vacas e 29 bezerros. O prejuízo é estimado em R$ 88,6 mil.

O pecuarista conta que foi informado no Posto Pica Pau, da Fazenda Estadual, que passaram dois caminhões na madrugada em alta velocidade. Pela propriedade ficar na divisa com o Amazonas, mas tendo a suspeita de que o gado roubado veio para o Acre, Rubens resolveu registrar um Boletim de Ocorrências nos dois estados.

 

Rubens divulgou as marcas sua e de seu irmão e espera ter alguma notícia dos animais furtados. O pecuarista oferece até recompensa para que apresentar uma pista que leve aos bovinos. “Vou procurar. Os fiscais me disseram que os caminhões passaram no sentido do Acre. Estou mostrando a minha marca e do meu irmão, já que tinha gado dele também, e estamos até oferecendo uma recompensa para quem ajudar com informações que possam fazer com a gente recupere o gado”, diz.

Quem tiver alguma informação, pode entrar em contato pelo número (68) 99989 – 5777.

Destaque 4

Cruzeiro do Sul é um dos primeiros municípios do Brasil a vacinar a partir dos 12 anos

Publicado

em

Neste sábado, 31, pelo menos 5.590 pessoas receberam a primeira dose de vacina durante a ação promovida pela secretaria de saúde da prefeitura de Cruzeiro do Sul. A ação aconteceu no Shopping Copacabana a partir das 16 horas. O horário final previsto inicialmente para ocorrer era até as 21 horas, devido à grande procura, acabou ultrapassando das 22 horas.

Com a ação, Cruzeiro do Sul consegue ser um dos primeiros municípios do país, se não o primeiro, a estender a vacinação para o público de 12 a 17 sem comorbidades. O avanço foi possível devido o município já ter vacinado, até sexta-feira, 87,36% do público preconizado pelo PNI nacional que é de acima de 18 anos. Num único dia de vacinação, o município conseguiu aplicar a primeira dose em 44,08% deste público de 12-17. Considerando o público total (acima de 12), Cruzeiro do Sul já tem 78,72% da população desta faixa vacinada ao menos com primeira dose.

O imunizante adotado foi o da Pfizer, até o momento o único autorizado pela Anvisa para este público. O local escolhido para a ação, o Shopping Copacabana, levou em consideração que este imunizante necessita de climatização para ser manuseado e aplicado.

Para esta ação foram mobilizados mais de 200 profissionais de saúde do município, além de equipes de apoio, voluntários do curso de enfermagem do Campus Floresta da UFAC e profissionais de saúde do estado.

Foram montadas 20 baias de atendimento para registro dos menores de 18 anos e mais um stand para maiores de 18, que também puderam receber a primeira dose.

“Desta vez é diferente porque vínhamos atendendo grupos de duas ou três faixas etárias, e desta vez teremos cinco faixas etárias, o que é um desafio para todos nós”, disse Joel Queiroz, técnico do PNI presente na ação.

Como já de costume, a ação de vacinação foi acompanhada de uma ação de comunicação voltada ao público destinado. Desta vez, a temática escolhida foi o aplicativo Tik Tok, que faz sucesso entre o público desta idade. Do lado de fora, a fila formada pelos adolescentes e seus pais e responsáveis dobrou duas vezes o quarteirão do shopping. Lara Isabele, 15, estudante do Colégio Cívico Militar D. Pedro II foi a primeira a receber a vacina neste dia:

“Agora é alegria e esperança. Estou nervosa, mas também feliz”, cita Lara Isabele. “A gente tem trabalhado muito na saúde para vacinar todas as pessoas, então vacinar minha pequena me deixa muito feliz mesmo. Esa festa é para todos os adolescentes. Minha felicidade é do tamanho da festa de hoje”, disse a mãe de Lara, a nutricionista Daiane Silva Ribeiro.

O clima predominante entre os adolescentes e seus pais foi de alegria e descontração. Maiores de 18 também puderam receber a primeira dose neste dia. Um stand próprio foi montado para receber também este público. “Estou muito feliz. Essa é uma oportunidade que nós estamos tendo agora. Muitas pessoas morreram sem ter essa chance e graças a Deus eu estou tendo”, disse o estudante de administração da Uninter, Janderson Breno, 21, morador do Bairro do Telégrafo.

O presidente da ALEAC, Nicolau Júnior. esteve visitando o local de vacinação em companhia do prefeito Zequinha Lima. O deputado destacou o empenho do prefeito e o apoio do governador Gladson Cameli para o sucesso da vacinação em Cruzeiro do Sul.

“Isso foi fruto de muito trabalho e organização. Desde o inicio da vacinação nosso prefeito Zequinha e o governador Gladson tem tomado medidas acertadas, e no momento em que o governador mais precisou a Aleac também abraçou essa causa. A gente vê o alívio no semblante dos pais, porque todos estavam preocupados com seus filhos”, disse o presidente da Aleac, Nicolau Júnior.

O prefeito Zequinha fez questão de visitar pessoalmente o local de vacinação, para sentir de perto o clima entre a população e o público alvo da campanha.

“Temos tido a felicidade de antecipar muita coisa aqui neste processo de vacinação, e esse para mim está sendo um momento histórico, porque a gente está tendo a oportunidade de ser um dos poucos municípios que está conseguindo vacinar os adolescentes, e ao mesmo tempo dá esperança de que num espaço curto de tempo a gente possa estar deixando de usar máscara por exemplo. Mas isso é um processo que a gente vai aguardar um pouco mais. Nós tínhamos definidas as aulas presenciais para setembro, então a nossa preocupação era a vacinação dos adolescentes e agora isso dá mais segurança para que possam voltar a escola com a vacinação. Nós quisemos fazer disso uma festa, um momento de alegria, quero registrar o trabalho de eficiência que nossas equipes estão tendo, quem ganha com isso é a sociedade de Cruzeiro do Sul que está caminhando para que a gente possa imunizar 100% do povo dessa cidade. Essa antecipação é fruto de muito trabalho e planejamento, mas o mais importante é que a sociedade tem entendido também que a gente precisa ser vacinado e precisa se proteger. Nossa equipe de comunicação tem trabalhado bastante, junto com a saúde, para que cada vacinação haja sempre um tema dedicado àquele público. Hoje viralizou nas redes socais o Tik Tok, isso faz com que as pessoas se motivem a sair de casa para passear no shopping e tomar sua vacina”, disse o prefeito Zequinha durante coletiva concedida à imprensa no local.

Continuar lendo

Destaque 4

“Vou exonerar ela sim!”, diz Gladson sobre Valdete Souza após acusação de rachadinha

Publicado

em

O governador Gladson Cameli (Progressistas) afirmou ao ac24horas neste domingo, 1° de agosto, que  decidiu bater o martelo e irá exonerar nos próximos dias a diretora financeira da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Acre (Codisacre), Valdete Souza, que virou alvo de uma investigação da Polícia Civil após uma funcionária acusá-la de praticar “rachadinha”.

“Não tem condições uma situação dessa dentro do governo, vou exonerar ela do cargo sim”, declarou.

Valdete, que já foi presidente do partido PMN, supostamente exigia das pessoas que ela indicou para o cargo comissionado em outras secretarias um valor mensal que deveria ser entregue em espécie em sua casa ou mesmo no gabinete. Em recente entrevista, a diretora negou as acusações e debitou as denúncias devido ao seu estilo de falar o que pensa e atribuiu o caso a “fogo-amigo”.

Na última sexta-feira, 30, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência de Valdete. A operação foi no intuito de aprofundar as investigações.

Continuar lendo

Destaque 4

Policiais penais do Acre temem ser alvos de execução após “acordo de paz” entre facções

Publicado

em

O presidente da Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Acre (Asspen), Éden Azevedo, declarou ao ac24horas na manhã deste sábado, 31, que as facções criminosas podem estar planejando ataques contra agentes de segurança, especialmente, aos que atuam nas penitenciárias do estado.

Segundo Azevedo, a motivação pelos ataques pode estar ligada a suposta paz entre as principais facções rivais do Acre. No caso, a facção do Bonde dos 13 e do Comando Vermelho, que comandam o tráfico de drogas, armas, roubos e prostituição no Estado. A trégua teria sido dada por meio de comunicados nas redes sociais. Outra motivação pode ser em virtude que nos últimos dias mais de 60 monitorados quebraram a tornozeleira eletrônica, conforme dados do Instituto Penitenciário do Acre (Iapen).

“Eles alegam que são perseguidos por que o Estado os oprime. Aqui no Acre já aconteceu várias vezes. Só aqui mais de 10 policiais penais morreram, desde a implantação do sistema”, explicou.

LEIA TAMBÉM: >>>Com sinalização de trégua, Rio Branco não registra morte por guerra de facções há 24 dias

Recentemente, segundo levantamento realizado pela equipe do ac24horas, o Estado passou 24 dias, ou seja, três semanas e meia, Rio Branco não registrou nenhum homicídio ligada ao tensionamento entre organizações criminosas. Os dados corroboram com uma suposta trégua entre o crime organizado.

Éden acredita que os supostos ataques contra os operadores de segurança podem estar sendo orquestrados pelos membros do Comando Vermelho, a exemplo do que vem ocorrendo no Estado do Pará, onde já morreram 16 polícias penais em apenas um mês.

Por meio de nota enviada à reportagem, Azevedo ressaltou que em virtude das recentes ocorrências em outros estados, solicita aos policiais penais e operadores da segurança pública em geral, atenção redobrada durante o serviço e, sobretudo nas folgas.

“O alerta se faz necessário, considerando informações extraoficiais de que facções criminosas estariam tramando contra a vida de policiais no Acre. É cediço, que o risco é inerente à função policial, no entanto, é de suma importância que as Forças de Segurança Pública estejam unidas e em alerta, em especial neste momento, na defesa dos seus e da sociedade como um todo”, argumentou.

Os dados apontam que uma das últimas mortes em decorrência das facções foi a de Edicleuson Brito, 46 anos, que foi executado com nove tiros na tarde de terça-feira, 22 de junho, dentro de sua residência, localizada na rua Boulevard Augusto Monteiro, situada no bairro Triângulo Novo, no Segundo Distrito de Rio Branco. Na época, a polícia levantou que a motivação do crime pode ter sido ocasionada por Edicleuson ter denunciado à polícia uma “boca de fumo”.

Continuar lendo

Destaque 4

No aniversário de Rodrigues Alves, governo libera R$ 6,4 milhões de investimentos para o Juruá

Publicado

em

O aniversário era de Rodrigues Alves, que na última quarta-feira comemorou 29 anos, mas Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, todas cidades na região do Juruá, também foram agraciadas com investimentos do governo do Estado. Na tarde desta sexta-feira, 30, em solenidade na quadra da escola Francisco Braga de Souza, em Rodrigues Alves, o governador Gladson Cameli, com a participação de secretários e de representantes de todos os setores do governo, entregou equipamentos, fez doação de madeiras e autorizou o inicio de obras num investimento que supera os R$ 6,4 milhões.

O ato encerrou uma força-tarefa do governo do Estado que durante três dias ofertou diversos serviços para os moradores de Rodrigues Alves, com a realização de mais de 1500 procedimentos, desde emissão de RG até serviço de orientação fiscal. Os prefeitos Jailson Amorim, de Rodrigues Alves, Isaac Lima, de Mâncio Lima e Zequinha Lima, de Cruzeiro do Sul, assinaram ao lado do governo os termos de convênios, doação e ordens de serviços.

Anfitrião do evento, o prefeito Jailson Amorim agradeceu a presença de toda a comitiva do governo e da bancada federal e disse ter sido este o aniversário que Rodrigues Alves mais ganhou presentes.

“Governador, todo aniversário da nossa cidade faça assim. Traga ajuda, investimentos e sua equipe para fazer o que fizeram aqui essa semana. Estou com o coração transbordando de alegria e gratidão”, disse Jailson.

Para o governador Gladson Cameli, a presença maciça da equipe do governo no Juruá durante toda essa semana mostra que sua gestão está alinhada com os prefeitos para encurtar a burocracia e acelerar a execução das obras e dos programas, porque, na avaliação dele, a população não pode mais esperar.

“As nossas ações precisam chegar pra quem está lá na ponta, àqueles que mais precisam. E só conseguiremos dar uma resposta positiva à população através da união. Esse evento acontece numa parceria com todas as prefeituras que aqui estão representadas. Trouxe aqui toda minha equipe por quatro dias para ouvir os anseios da nossa gente e dar as respostas para mudarmos nossa realidade”, disse o governador.

A senadora Mailza Gomes, os deputados federais Jesus Sérgio, Jessica Sales e Wanda Milani e os deputados estaduais Nicolau Júnior, Maria Antonia e Antonia Sales participaram do ato.

Investimentos para Rodrigues Alves

Terceira maior cidade do Juruá, Rodrigues Alves foi contemplada com R$ 1,8 milhões em investimentos. O governador Gladson Cameli assinou duas ordens de serviço, uma para construção de uma quadra de futebol em grama sintética com arquibancada e iluminação de LED na escola estadual José de Souza Martins, outra para a construção de calçada, meio fio e calçamento de 1 km de ruas na comunidade Foz do Paraná.  Ao lado do presidente do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), Francineudo Costa, entregou certificados para jovens que concluíram cursos em diversas áreas. Por fim, fez a entrega simbólica de uniformes escolares e kits cozinha para a escola Francisco Alves dos Santos.

Mâncio Lima: R$ 3,4 milhões em investimentos

A cidade mais ocidental do país vai ganhar um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), obra orçada em R$ 1,2 milhões, autorizada pelo governador ao lado do prefeito Isaac Lima. No mesmo setor, Gladson anunciou aquisição de rádios e equipamentos para Rádios Bases (ERBs) onde serão investidos R$ 1,4 milhões. Para a comunidade indígena foi assinado convênio com a Secretaria de Turismo para a aldeia Puyanawa. A doação de 30 metros de madeiras finalizou o pacote.

Cruzeiro do Sul ganha reforço na educação

A capital do Juruá foi contemplada com a reforma, ampliação e adequação de 17 escolas rurais num total de R$ 1,2 milhão em investimentos.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas