Categories: Acre Notícias Política

Gastos com pessoal se deve ao Pró-Saúde e Previdência, diz governo

Published by
Da redação ac24horas

A secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefac) divulgou uma comunicado na tarde desta segunda-feira, 5, visando esclarecer sobre o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) do Tesouro Nacional divulgado recentemente, referente ao primeiro quadrimestre deste ano, nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em que o Estado ultrapassou o limite.


Segundo o Tribunal de Contas, o governo do Acre ultrapassou o limite legal de despesa com pessoal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A Lei estabelece o percentual máximo de gasto com pessoal na administração pública em 49% de sua receita líquida. Porém, Gladson Cameli gastou 54,22% com pagamento de pessoal nos últimos meses.


Para justificar o gasto excessivo, o governo afirma que a partir do exercício de 2019 o método de contabilização das despesas com pessoal sofreu mudanças e, por conta disso, os encargos com o Pró-Saúde e o déficit previdenciário passaram a ser computados dentro das despesas com pessoal, acarretando o aumento dos valores apresentados quando comparados com os exercícios anteriores. “Além disso, por conta da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), tornou-se necessária a contratação de pessoal para reforçar as ações na área da Saúde, razão pela qual o Estado teve gastos excepcionais neste período, em especial com o aumento do valor destinado a insalubridade dos profissionais da Saúde”, frisou a Sefaz.


A Sefaz destaca que é importante salientar ainda que o reequilíbrio dos gastos com funcionários não acontece em curto prazo, visto que o Relatório de Gestão Fiscal realiza análise consolidada das despesas dos últimos 12 meses. Por conta disso, quaisquer medidas de readequação levam alguns meses para surtir efeito no relatório, considerando o seu período de referência.


“Por fim, salientamos que, apesar da situação temporária de extrapolamento, o governo do Acre reitera o seu compromisso em manter a gestão fiscal transparente e eficiente, prova disso é que o Estado foi bem avaliado nos demais indicadores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), onde esteve abaixo do limite de gastos em todos os outros requisitos”, explicou.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Paolla Oliveira beija Nanda Costa em “Justiça 2” e internet reage; veja

Paolla Oliveira e Nanda Costa protagonizaram o primeiro beijo de suas personagens, Jornada e Milena,…

03/05/2024

Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

Quem precisa regularizar a situação de seu título eleitoral ou emitir o documento pela primeira…

03/05/2024

Socorro Neri detalha ataques internos supostamente feitos por aliados dos Bestenes

A deputada federal Socorro Neri, que convocou entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (3) para…

03/05/2024

Gêmeas siamesas de acreana que compartilham coração nascem em Brasília

Nasceram na manhã desta sexta-feira, 3, às 7h46, no Hospital Materno Infantil (HMI) de Brasília,…

03/05/2024

Ida de mãe e irmã de Davi à delegacia em Salvador envolve tentativa de extorsão

Elisângela e Raquel Brito, mãe e irmã de Davi, campeão do BBB 24, chamaram atenção…

03/05/2024

Mani Reggo, ex de Davi, mostra resultado de reforma em sua barraca de lanches; veja

O nome de Mani Reggo foi muito falado enquanto o "Big Brother Brasil 24" rolava,…

03/05/2024