Conecte-se agora

Médica faz alerta e diz que em Cruzeiro do Sul há uma morte por dia de Covid-19

Publicado

em

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cruzeiro do Sul, a médica infectologista Rita de Cassia Lima, fez um alerta a população de Cruzeiro do Sul. “Desde o dia 25 de junho até esta quinta-feira, 2, a média é de uma morte por dia no município por Covid-19”.

Até agora 37 pessoas já morreram vítimas da doença em Cruzeiro. A médica ressalta ainda que os leitos de Unidade de Terapia Intensiva e a enfermeira Covid-19 do Hospital do Juruá estão sempre no limite e que a população deve respeitar o isolamento social como forma de evitar novos casos e mais óbitos. “Só saiam se for necessário. Sigam as regras de higiene”, pede a médica.

Na última semana foram diagnosticados 140 novos casos positivos em Cruzeiro do Sul onde há um total de 2.120 infectados pelo coronavírus.

VEJA O VÍDEO:

[videopress 9uXiPGnd]

 

Na rede

Após acusação, filhos de empresário do Acre dizem que o pai está demente e são impedidos de vê-lo

Publicado

em

Após o empresário Abrahão Cândido, de Cruzeiro do Sul, procurar imprensa para acusar dois de seus filhos de tentarem na justiça tomar as rédeas de sua vida e dos negócios enquanto esteve internado com Covid-19, um dos filhos, Paulo Alexandre Neri da Silva, disse ao ac24horas que o pai está doente e que é inquestionável, delicado e preocupante o estado de saúde de Abrahão, acometido, entre outras doenças, por demência, conforme um laudo médico atesta.

Paulo afirma que três filhos do empresário, que ele denomina “os filhos legítimos” estão deste o dia 16 de março de 2021 sendo impedidos de ver o pai, falar, ajudar nos cuidados ou ter acesso a toda e qualquer informação sobre o estado de saúde de Abraão.

“O que nos causa profundo pesar, sofrimento e indignação, não restando a nós filhos outro caminho que não o de procurar o amparo da Justiça para termos o direito básico de ter acesso ao nosso pai, com quem sempre tivemos uma convivência contínua, pacífica e amorosa durante toda nossa vida”, afirma.

Paulo diz lamentar profundamente que o caso tenha sido exposto nesse momento difícil da doença do pai e diz que fala em nome de seus irmãos Abrahão Cândido da Silva Junior e Daniela Neri da Silva Oliveira.

Continuar lendo

Na rede

Cruzeiro do Sul abre fórum para debater patrimônio histórico, artístico e cultural

Publicado

em

Nesta terça-feira (16), ocorreu a abertura da II Semana do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, do município de Cruzeiro do Sul, com o tema “Valorizando a identidade histórica e cultural cruzeirense”. O encontro terá palestras e muito debate, com a finalidade de alertar para a importância de preservar o patrimônio histórico e cultural do município.

A abertura ocorreu no Teatro dos Náuas e teve a participação de representantes de diversas instituições e especialistas no tema, que também farão palestras durante o evento, que se encerra na próxima quinta-feira (18).

“Teremos uma primeira palestra sobre o patrimônio material e imaterial com técnicos do IFAM e da Fundação Elias Mansuor. Será ministrada também, na quarta-feira, uma palestra sobre geoglifos no Acre, outra sobre manifestações artísticas e, no último dia de evento, teremos uma palestra sobre literatura e outra sobre patrimônio histórico na arquitetura”, informou a diretora do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do município, Flávia Vasconcelos.

O secretário de cultura Aldemir Maciel, destacou que o encontro é aberto para o público em geral, que terá direito a participação efetiva nas discussões.

“A criação do Departamento de Patrimônio Histórico, possibilitou colocar em prática uma lei criada em 2016 que visa cuidar, não só do patrimônio histórico do nosso município, mas, principalmente, fazer o resgate de escrever essa história de mais de 100 anos de Cruzeiro do Sul. Então, essa segunda semana de evento, vem dar continuidade no fortalecimento do departamento e, acima de tudo, trazer continuidade no modelo de gestão implantada pela prefeitura, baseada numa relação harmoniosa entre o poder público e a sociedade civil”, destacou Aldemir.

Continuar lendo

Na rede

Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza capacitação dos novos Agentes Comunitários de Saúde

Publicado

em

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul, realizou neste sábado, 13, a capacitação dos novos agentes comunitários de saúde. O treinamento ocorreu no auditório do Projeto Rondon, anexo da UFAC.

Nesta primeira etapa de capacitação foi feita a apresentação das coordenações da SEMSA, destacando o trabalho e a importância de cada uma delas.

Estiveram envolvidas as coordenações de Atenção Básica, Vigilância Entomológica, Vigilância Epidemiológica, Hipertensão e Diabetes, Saúde da mulher, Educação e Saúde e Programa Nacional de Imunização.

A Semsa tem dado atenção especial à coleta de informações pelos agentes, pois é a partir destas informações que são definidos os repasses específicos do MS para cada programa. Do mesmo modo, também é importante para o município obter, constantemente, os dados atualizados sobre a saúde da população para conhecer melhor os resultados de suas ações, propor melhorias etc.

“Esta capacitação é importante para os agentes que trabalham na ponta da atenção básica, no combate diário, para que a captação das informações passadas pelo paciente, durante as visitas, possa chegar com mais autenticidade, para que na hora do lançamento dos dados possa-se ter um melhor aproveitamento, o que reflete na melhora dos indicadores municipais”, explicou Valéria Lima, secretária municipal de saúde.

Continuar lendo

Na rede

Saúde descarta varíola dos macacos em francesa que mora no Acre

Publicado

em

A francesa de nome Blandine, de 54 anos, que esteve internada no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, com suspeita de varíola dos macacos, não está com a doença. O exame feito no Fundação Ezequiel Dias – Funed, em Minas Gerais, deu negativo para Monkeypox.

O caso foi notificado no dia 29 de julho e foi acompanhado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – Cievs da Regional do Juruá, juntamente à Vigilância Epidemiológica do município depois que ela buscou o serviço de saúde com sintomas da doença no dia 27. A estrangeira mora na zona rural de Cruzeiro do Sul há 4 meses e a possibilidade dela estar com a doença preocupou milhares de pessoas que participaram do Festival indígena Atsá, em Mâncio Lima, onde ela esteve nos 4 dias da festa da caiçuma.

Outros casos no Acre

Segundo a secretaria Estadual de Saúde do estado, o Acre segue com um caso positivo de varíola dos macacos em Rio Branco, cujo paciente já está de alta médica, e cinco casos suspeitos aguardando resultado na capital.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.