Categories: Cidades Notícias

Servidores contratados de forma emergencial denunciam que não receberam por plantões

Published by
Leônidas Badaró

Nem todos os servidores públicos estaduais ficaram satisfeitos com o pagamento dos salários nesta quarta-feira, dia 1º. Os servidores contratados de forma emergencial pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) para atuar na linha de frente no combate a Covid-19 denunciaram ao ac24horas que não estão recebendo os valores referentes à plantões do mês passado e também não receberam vantagens garantidas por lei, como insalubridade e adicional de urgência e emergência.


Um técnico de laboratório que não quer se identificar por medo de represália mostrou seu contracheque. O profissional foi contratado no mês passado, dia 9 de maio. Com alegação de que a folha de pagamento já estaria pronta, não houve pagamento no final de maio. Agora, final de junho, o profissional recebeu o retroativo pelo primeiro mês de trabalho e o mês trabalhado. Ocorre que em maio, o servidor fez plantões que não recebeu, como também os auxílios que têm direito.


“Estamos salvando vidas, nada do que foi acordado com a gente estão cumprindo. Não é certo a gente não receber nossos direitos. O contrato é só de 5 meses, o salário já é pequeno, aí você tira plantões para aumentar a renda e sem a nossa insalubridade e a urgência e emergência, fica difícil. É por isso que muitos colegas já estão desistindo”, afirma.


A reportagem procurou a Secretaria Estadual de Saúde. Em nota, a Sesacre afirmou que não é possível incluir em folha adicionais no mesmo mês em que o servidor é incluído na folha de pagamento. Diz ainda, o que é contestado pelo servidor, que pagou os plantões em folha complementar.


NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Estado de Saúde, esclarece que:


• Respeita o que estabelece o contrato com os profissionais. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) esclarece também que, no mês em que os servidores são inseridos em folha, não é possível lançar nenhuma vantagem. Os profissionais contratados, de forma emergencial, foram para a Folha de Pagamento de junho e, além do que, o servidor precisa requerer o adicional de insalubridade e de urgência e emergência, anexando a escala de serviço, só então é possível fazer a inclusão em folha.


• A Sesacre informa, ainda, que os plantões foram pagos em folha complementar, sendo realizado em depósito separado ao pagamento, não sendo possível identificar em contracheque, mas por meio de extrato bancário.


• Por fim, a Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Departamento de Recursos Humanos, pede que os profissionais da saúde procurem o setor para elucidar quaisquer dúvidas e obter esclarecimentos em relação à folha de pagamento.


Carmen Silvia Nogueira Braga de Sousa
Chefe do Departamento de Recursos Humanos na Secretaria de Estado de Saúde do Acre


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Dependente químico é agredido a ripadas após “julgamento” de facção

O dependente químico Acelino Rodrigues Vitorino, de 30 anos, foi vítima de uma agressão física…

04/05/2024

Bebedeira entre “amigos” termina com um ferido a facadas na Sobral

Um homem identificado como Elimar Barbosa da Silva, de 40 anos, foi ferido a golpes…

04/05/2024

Acreano é prata no Rio Open de Taekwondo e segue para o Pan Americano, no México

Bryan Azevedo, lutador acreano de 13 anos, conquistou neste sábado, 4, a medalha de prata…

04/05/2024

Juliana Paes revive Maya, de “Caminho das Índias”, em trend indiana

Juliana Paes, 45, aderiu ao desafio de maquiagem indiana, conhecido como “Asoka Makeup“, que viralizou…

04/05/2024

Rio Branco empata com o Princesa do Solimões e segue sem vencer na Série D

O Rio Branco empatou neste sábado, 4, no Florestão, em 0 a 0 com o…

04/05/2024

Quem é Lúcio Barreto, pastor que disse ter beijado a filha na boca

Lúcio Barreto, conhecido popularmente como Lucinho Barreto, é um dos líderes religiosos da Igreja Batista…

04/05/2024