Categories: Acre Notícias Política

Justiça nega pedido do Acre de contratar médicos sem Revalida

Por
Leônidas Badaró

A 2ª Vara Federal Cível e Criminal da Justiça Federal do Acre negou novo pedido do governo do Estado do Acre para autorização de contratação de profissionais de medicina formados no exterior sem revalidação e determinou ainda o arquivamento do processo.


O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília-DF já havia acatado, no último dia 21 de maio, a argumentação do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) e da União Federal para suspender a decisão liminar que concedia ao Estado do Acre o direito de contratação de profissionais formados no exterior sem a exigência do Revalida.


Porém, o Estado do Acre ingressou com uma 2ª ação civil pública sobre o tema requerendo nova decisão liminar. Novamente o Governo do Estado obteve resposta negativa por parte da Justiça Federal.


O Estado argumentou nessa segunda ação que o objetivo é a contratação de profissionais formados no exterior sem a necessária revalidação para atuarem nas Unidades de saúde e hospitais geridos pelo Estado e localizadas nos municípios do interior.


Na decisão, o juiz federal Herley da Luz Brasil ressaltou que a alegação do Estado de que há fatos novos como o avanço da doença nos municípios do interior do Acre e edital de chamamento público lançado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) também não justificam a nova ação. Ainda segundo ele, o edital para a contratação emergencial para unidades do interior sequer se atentou às premissas fixadas na decisão da Justiça Federal. Por fim, o magistrado pontuou que não se admite a tramitação paralela de demandas idênticas e por isso, determinou a extinção do novo processo.


O CRM Acre ressalta que o edital lançado pelo governo apresentava prazo exíguo de menos de 48 horas, inviável para que os médicos interessados entregassem presencialmente a lista de documentos exigida. O Conselho orienta ainda a possibilidade do Estado recorrer ao governo federal através do programa “Brasil conta comigo” para envio emergencial de profissionais de saúde para atuar nos municípios do interior durante a pandemia.


Share
Por
Leônidas Badaró

Últimas Notícias

  • Acre

Bocalom e Kellen ganham presente de Gladson às vésperas do casamento

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), e sua noiva, Kellen Nunes, que oficializam…

28/12/2024
  • Cotidiano

Sábado deverá ser quente e com chuvas pontuais, no Acre

O tempo será quente e abafado, com sol, nuvens e chuvas pontuais, predominando no Acre,…

28/12/2024
  • Charge

Ciúmes de você…

28/12/2024
  • Acre

TJAC empossará 10 juízes substitutos no dia 7 de janeiro, em Rio Branco

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realizará, no dia 7 de janeiro, a posse…

28/12/2024
  • Extra Total

Acre registra estabilidade nas mortes por AIDS entre 2013 e 2023

Em 2023, houve aumento de 4,5% nos casos de HIV em comparação a 2022, demonstrando…

28/12/2024
  • Destaque 1

Nível do Rio Acre sobe 1 metro em 24h e já ultrapassa os 11 metros na capital

O Rio Acre continua subindo de nível com bastante força na capital acreana. Em medição…

28/12/2024