Categories: Acre Notícias Política

PT abre ação na Justiça contra Gladson e Socorro acusando-os de improbidade administrativa e campanha antecipada

Published by
Thais Farias

O Partido dos Trabalhadores (PT) ingressou nesta segunda-feira, 29, com um Procedimento Preparatório Eleitoral junto ao Ministério Público do Acre contra o governador Gladson Cameli (Progressistas) e a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB). Os petistas apontam “abuso de poder político e econômico, improbidade administrativa e campanha eleitoral antecipada” durante o ato promovido por Gladson e Socorro na última visita realizada na obra do Shopping Popular.


O Procedimento instaurado pelo PT aponta visita de Gladson e Socorro Neri, primeiro, num momento inoportuno por conta da pandemia da Covid-19, e ainda como ato meramente “politiqueiro”, uma vez que já era ventilado o nome da atual prefeita como pré-candidata à reeleição na capital acreana. A visita à obra do Shopping Popular ocorreu no último dia 23 de junho. “Um comício em vistoria à obra pública no auge da pandemia da Covid-19”, afirma o partido.


“O que seria uma visita de rotina dos membros do executivo, acabou se transformando em ato partidário, um verdadeiro comício, com direito a discurso no estilo palanque e claques militantes. O governador transformou aquilo que seria uma visita de rotina a uma obra em um verdadeiro comício fora de época”, escreve o PT.


Para sustentar a afirmação, o partido usa o momento em que Gladson diz que Socorro “será a sua candidata”. “O governador recebe uma salva de palmas. Logo depois, ato incontinenti, a mesma, sentada, sem que seja chamada, por iniciativa própria, levanta-se e vai ao encontro do governador, perfilando-se ao seu lado, enquanto recebe palmas, em uma clara demonstração de que estava consentindo com a atitude”.


Para o PT, a intenção do ato foi uma só: “afirmar a aliança político-eleitoral entre o governador e a prefeita, pré-candidata à reeleição, aproveitando-se de uma audiência cativa presente em um evento público e da imprensa presente ao ato”, diz o documento.


A lei eleitoral proíbe a utilização de bens públicos para a promoção de candidaturas, por isso, o Partido dos Trabalhadores no Acre destaca que “constituindo-se tal prática abuso de poder político e, sendo comprovada, a utilização de recursos públicos, abuso de poder econômico”. O PT pede que Gladson e Socorro sejam investigados e punidos com os rigores da legislação eleitoral.


Procurada para comentar o assunto, a líder da prefeita na Câmara Municipal, a veredora Elzinha Mendonça riu e fez referências a música de Roberto Carlos: “isso é ciúme, ciúme da prefeita, ciúme de você”.


Share
Published by
Thais Farias

Recent Posts

Colisão entre motocicletas deixa condutores gravemente feridos na Sobral

Uma colisão entre duas motocicletas deixou Fábio Carmo de Lima, 35 anos, e Sebastião da…

06/05/2024

William Bonner fará Jornal Nacional direto do Rio Grande do Sul

A TV Globo está bastante engajada na causa das fortes chuvas no Rio Grande do…

06/05/2024

Edital do TCE-PA: veja as vagas, salários e datas do concurso

O edital do Tribunal de Contas do Estado do Pará foi publicado nesta quarta-feira, 30/04/2024,…

06/05/2024

Concurso para fuzileiros navais é adiado para 21 de maio

A Marinha do Brasil decidiu adiar a prova do concurso de admissão para o curso…

06/05/2024

Restituição do IR 2024: 15,6 milhões já garantiram devolução este ano; veja calendário

A declaração de ajuste anual do Imposto de Renda 2024, ano-base 2023, precisa ser entregue…

06/05/2024

Vanessa Lopes volta a gravar vídeos de dança nas redes sociais

Vanessa Lopes passou dois meses afastada das redes sociais após desistir do “BBB24“. Desde que…

06/05/2024