Menu

Gladson se reúne com oposição em Xapuri e pede que partidos se unam e decidam chapa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Para quem esperava que a vinda do governador Gladson Cameli (PP) a Xapuri nesta sexta-feira, 21, de passagem para agenda governamental em Brasiléia, traria um posicionamento decisivo sobre definição de uma chapa única dos partidos de oposição no município, com vistas à próxima eleição, a sensação após a reunião ocorrida no fim da manhã na casa do deputado Antônio Pedro (DEM) foi a de que tudo continua como antes.

Acompanhado do vice-governador, Major Rocha (PSDB), Cameli pediu união entre os partidos e orientou que eles decidam entre si quem vai compor a chapa para enfrentar o petista Ubiracy Vasconcelos (PT). Todos os pré-candidatos – Carlos Venícius (MDB), Gessi Capelão (PSD) e Carla Mendonça (PP), anfitriã da reunião, estavam presentes, mas pouco disseram, segundo fonte da correspondência do ac24horas no município.

Anúncio

No entanto, de acordo com a mesma fonte, apesar da continuidade da indefinição, os representantes dos partidos saíram do encontro com o consenso de que haverá união na oposição. Com três pré-candidaturas, os quatro partidos envolvidos têm apenas um consenso até o momento: o que de que divididos terão dificuldades para fazer frente ao candidato da situação. E ao que tudo indica, a decisão inevitável deverá ocorrer à fórceps.

O impasse do grupo político que apoiou a eleição do governador Gladson Cameli teria ficado mais fácil caso a nada surpreendente desistência da disputa pelo filho do deputado Antônio Pedro, Aílson Mendonça, não tivesse sido imediatamente seguida do anúncio do nome da madrasta Carla. Bastaria, então, apenas a definição entre MDB e PSD. Com a entrada da servidora do Tribunal de Justiça no páreo, a situação voltou à estaca zero.

Prazos

O Senado Federal aprovou na última terça-feira (23), a PEC – Proposta de Emenda à Constituição – que adia o pleito deste ano em 42 dias, mas os prazos estabelecidos no calendário eleitoral permanecem os mesmos.

A PEC definiu também o período entre 31 de agosto e 16 de setembro para a realização das convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações (antes era de 20 de julho a 5 de agosto).

Até 26 de setembro, partidos e coligações devem solicitar à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos (15 de agosto pelas regras anteriores à PEC). Após 26 de setembro, inicia-se a propaganda eleitoral, inclusive na internet.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.