O secretário de saúde Alysson Bestene se manifestou no início da tarde desta sexta-feira, 26, sobre o fato do Estado ter recebido apenas 5 dos mais de 30 respiradores comprados.
“Inicialmente o Governo do Estado faz aquisições de acordo com a oferta de mercado, dado que a demanda mundial por respiradores é uma realidade. Temos variáveis como: países ricos aceitam pagar mais caro pelo equipamento, tornando ainda mais difícil a aquisição por países sul-americanos; a capacidade de produção nacional diante da alta demanda também é uma realidade nacional; o processo de produção nacional não tem como ser rápido, pois carece de diversas peças importadas, e não se trata de montar e entregar. Existe rigor na testagem pois se está produzindo para salvar a vida de pessoas. Assim, equipamento precisa ser 100% seguro”, explicou o gestor da saúde.
Bestene ressaltou que a primeira compra foi de 5 respiradores, sendo que destes, 4 foram adquiridos no valor de 70 mil reais e 1 no valor de 90 mil reais. “Informamos que esses respiradores foram entregues e estão em pleno funcionamento”, frisa.
De acordo com Alysson, a SESACRE iniciou processo de aquisição internacional em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) de um quantitativo de 34 respiradores, no valor de R$ 79.400,00. Nesse processo, o MPT está adquirindo outros 16 respiradores que serão doados ao Estado, totalizando 50 respiradores. Estes já se encontram em território brasileiro e a entrega está dentro do prazo estabelecido em contrato.
“Lembramos que, para o tratamento exclusivo da Covid, o Acre recebeu 50 respiradores para UTI e outros 10 respiradores portáteis do Ministério da Saúde.É de suma importância ressaltar que não se trata de o Estado ter pago e não ter recebido os equipamentos.
O Estado já adquiriu a quantidade de 5 respiradores devidamente pagos e recebidos. No momento, estamos aguardando, ainda dentro do prazo e com monitoramento, a chegada dos outros 34 que compramos com o Ministério Público do Trabalho e 16 doados por eles ao Estado do Acre, totalizando 50 respiradores como esclarecido acima. O esforço do governo do Estado, por meio da Sesacre segue em salvar vidas. Não medimos esforços diários para essa máxima”, frisou Bestene.
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…