Categories: Destaque 7 Notícias

Documentos comprovam que PCC financiava atuação do Bonde dos 13 e Ifara no Acre

Por
Thais Farias

Após os trabalhos da Operação Ghidorah, desencadeada nesta terça-feira, 23, em pelo menos cinco cidades acreanas, a Polícia Militar do Acre e o Ministério Público do Estado (MPAC) realizaram uma coletiva de imprensa para dar detalhes da operação que cumpriu 20 mandados judiciais de busca e apreensão. Uma investigação que durou cerca de cinco meses descobriu que o Primeiro Comando da Capital (PCC), maior organização criminosa do Brasil proveniente de São Paulo, enviava recursos financeiros para manutenção das facções Bonde dos 13 e Ifara no Acre.


Conforme os investigadores, o cumprimento dos mandados ocorreu principalmente na Região do Juruá. Um trabalho de cooperação conseguiu desmembrar lideranças do crime organizado no Acre e desfazer articulações entre membros de facções atuantes no Estado com o PCC. “Compartilhamento de provas relacionadas a uma prisão ocorrida em Guarulhos (SP) mostram planilhas de financiamento e ajuda a membros de organizações no Acre. ajuda financeira do PCC a integrantes do Bonde dos 13 e Ifara”, explicaram o comandante da PM, coronel Ulysses Araújo e o promotor Bernardo Albano, coordenador adjunto do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).


A investigação aponta que essas organizações criminosas recebiam dinheiro do PCC para manter as atuações criminosas no Acre. “Conseguimos desarticular integrantes que eram conselheiros do Ifara, lideranças do Bonde dos 13 e integrantes que possuíam funções de gerenciadores do PCC no Estado”. De acordo com a polícia e o Gaeco, alguns membros tinham atribuição de gerenciar essa relação no Estado. “Inclusive a autoria de um crime de homicídio ocorrido no Belo Jardim já foi identificada e presa ao longo dessa operação”.


O Ministério Público e a Polícia Militar garantem que o resultado da operação foi excelente. As buscas e apreensões ocorreram em Rio Branco, Rodrigues Alves, Feijó, Tarauacá e Senador Guiomard. “Tivemos prisões em flagrante em Tarauacá por tráfico de entorpecentes”, disse o promotor. As facções aliadas objetos da Operação Ghidorah são voltadas ao tráfico de droga. No final do mês de março, O MP e a PM assinaram termo de cooperação para apoio nas operações de combate ao crime organizado e o mesmo resultou nesta primeira ação, a Operação Ghidorah.


Todo o material aprendido vai ser analisando e a investigação vai ser aprofundar, com objetivo de encontrar outros integrantes das organizações citadas. Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de prisão e dez de busca e apreensão. Para os investigadores, o operação foi um sucesso, com 90% de resultado positivo.


O nome da Operação faz referência a uma figura da mitologia japonesa, representada por um dragão de três cabeças, e foi escolhido porque visa atingir o núcleo de três facções aliadas.


Share
Por
Thais Farias

Últimas Notícias

  • Televisão

Caçulinha tinha mágoa de Faustão? Músico saiu revoltado com mudanças na Globo

Depois de ser dispensado pela Globo após passar 25 anos na emissora, Caçulinha (1938-2024) guardava…

06/08/2024
  • Política

Duarte destina R$ 6 milhões para construção de novo hospital em Xapuri

O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) anunciou nesta terça-feira (6) o empenho de R$ 6…

06/08/2024
  • Destaque 2

Rosana Gomes reúne 3 mil pessoas em convenção no Quinari

A convenção partidária que oficializou a candidatura à reeleição da prefeita Rosana Gomes, juntamente com…

06/08/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Idoso é morto a pauladas na própria casa em Rio Branco

O idoso José Rodrigues Pereira, de 64 anos, foi morto a golpes de ripa na…

06/08/2024
  • Destaque Entretenimento

Silvio Santos: Filhas atualizam estado de saúde e dizem que pai ‘está até fazendo brincadeiras’

Patricia Abravanel e Rebeca Abravanel, filhas do apresentador e dono o SBT Silvio Santos, disseram…

06/08/2024
  • Destaque 1

Centenas de pessoas prestigiam aniversário do bairro 6 de Agosto, em Rio Branco

Aconteceu na manhã desta terça-feira (6), em comemoração ao 120° aniversário do bairro 6 de…

06/08/2024