Menu

CGE e Polícia Civil irão compartilhar informações para punir crimes contra administração pública

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Civil do Acre e a Controladoria Geral do Estado (CGE) firmaram nesta sexta-feira, 19, um acordo que promete deixar muitos gestores públicos de orelha em pé. A parceria tem como objetivo o fornecimento e troca de informações e a promoção de medidas destinadas à prevenção e repressão de infração penal, especialmente os crimes contra a administração pública em âmbito estadual.


Ambos os órgãos irão compartilhar dados referentes a processos de pagamento e liquidação de despesas estadual, em geral, acesso à identificação civil, além da comunicação de indícios de ilícitos obtidos pelos cruzamentos de dados ou denúncias.

Publicidade

O cruzamento de informações irá possibilitar ainda transferências de conhecimento e boas práticas na análise de auditoria, pesquisas e investigações executando demandas tanto no aspecto preventivo como repressivo.


De acordo com o controlador-geral, Luis Almir Brandão Francisco Soares, o Termo de Cooperação formaliza a parceria que já existe entre PC/AC e CGE e que tem apresentado bons resultados.


“Somos um órgão de controle, fiscalizador e a sociedade depende do nosso trabalho de zelar pelo bem público e isso que nós estamos fazendo. Certamente os frutos dessa parceria serão ainda maiores”, afirmou.


O delegado geral, Henrique Maciel, afirmou que a parceria é mais uma ferramenta para investigação da Polícia Civil, evitando, apurando e coibindo crimes de fraudes e corrupção com o intercâmbio de informações, a prestação de apoio técnico e coleta de provas.


“Nenhum órgão consegue trabalhar sozinho, porque o crime está cada vez mais organizado. Essa parceria torna o Estado cada vez mais forte para reprimir a criminalidade com o intercâmbio de informações e com investigações mais aprofundadas, vamos dar a resposta necessária para esse tipo de crime”, concluiu.


O termo que foi assinado na sede da direção-geral da Polícia Civil pelo delegado-geral da Polícia Civil, José Henrique Maciel Ferreira, o controlador-geral do Estado, Luis Almir Brandão Francisco Soares, além do delegado Alcino Ferreira Júnior, da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção (DECCOR) e Ana Paula Lacerda, diretora executiva da CGE.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido