Categories: Destaque 3 Notícias Política

Sesacre rebate Neném Almeida e diz que denúncia não tem “nenhum fundamento”

Published by
Da redação ac24horas

As declarações do deputado Neném Almeida (sem partido) na manhã desta terça-feira, 16, dando conta que existe um grupo que dentro da secretaria de saúde que realiza cirurgias em troca de favores políticos visando as eleições, desencadeou uma nota pública da Sesacre na tarde de hoje.


No comunicado, o Complexo Regulador Estadual da Secretaria de Saúde esclarece que são sem nenhum fundamento as denúncias do deputado quanto à realização de cirurgias eletivas e informa ainda que a Secretaria acatou recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM) orientando a suspensão das cirurgias eletivas, como medida de segurança para pacientes e profissionais de saúde e diante do alto risco de contaminação pela Covid-19.


“A Sesacre ressalta também que as cirurgias de urgência nunca deixaram de ser realizadas. Elas dizem respeito a pacientes em fase aguda que dão entrada nas unidades de urgência do estado. Outras cirurgias que também não foram interrompidas são aquelas relativas a traumas e a pacientes oncológicos, que requerem cuidados emergenciais”, aponta trecho do esclarecimento.


A nota enfatiza que a Secretaria de Estado de Saúde do Acre poderá disponibilizar, tanto para o deputado Neném Almeida, quanto para a sociedade em geral, o mapa cirúrgico que é produzido com base na fila de pacientes originários da Central de Cirurgias, se assim requisitarem e enfatiza que estabelece como critérios únicos para que as pessoas sejam colocadas na fila aqueles que são clínicos, e, portanto, restritos à classificação médica, sem promover quaisquer topos de privilégios a quem quer que seja.


“Por fim, informa que o Complexo Regulador Estadual, responsável pela Central de Regulação de Cirurgias, é o órgão responsável que atua sob orientações técnicas e princípios do Sistema Único de Saúde, com transparência em seus processos e merecedor do respeito do parlamentar que o ataca de forma tão vil e desnecessária”, finalizou.


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

Dólar fecha abaixo de R$ 5,10 pela primeira vez em três semanas

Impulsionado pelo alívio global, o mercado financeiro teve um dia de forte recuperação. O dólar…

03/05/2024

Casas sofrem 2ª punição por Prova de Resistência de A Grande Conquista

Michael e Fellipe Villas continuaram na disputa pelo carro 0 km e as Casas Verde…

03/05/2024

Gladson Cameli anuncia obras de revitalização do Teatrão em Rio Branco

Após várias polêmicas em torno do assunto, o governador do estado, Gladson Cameli, usou as…

03/05/2024

Governo coloca CBMAC à disposição do governo do Rio Grande do Sul

A tragédia no Rio Grande do Sul já é considerada a pior da história. As…

03/05/2024

Lula sanciona marco legal dos jogos eletrônicos no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (3), o marco legal para…

03/05/2024

Reunião no Progressistas define aliança com PL e chapa Bocalom e Alysson está definida

A Executiva Municipal do Progressistas se reuniu a portas fechadas na sede do partido, nesta…

03/05/2024