Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou na segunda semana de junho a taxa consolidada de desmatamento para os nove estados da Amazônia Legal Brasileira (ALB), confirmando, de modo definitivo, que o desmate não para de crescer na região.
O Inpe traz a taxa de contribuição de cada Estado amazônico ao desflorestamento. O Acre contribuiu com 53,60% com as derrubadas em 2019, valor que só perde para o de Roraima (202,56%).
Essa taxa é baseada nos dados gerados pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes). O mapeamento utilizou imagens do satélite Landsat ou similares, para registrar e quantificar as áreas desmatadas maiores que 6,25 hectares. O Prodes considera como desmatamento a remoção completa da cobertura florestal primária por corte raso, independentemente da futura utilização destas áreas.
A taxa foi calculada a partir da análise das 229 imagens que compõem a ALB e o valor estimado foi de 10.129 km2 de corte raso no período de agosto de 2018 a julho de 2019.
O Inpe apresenta a distribuição da taxa de desmatamento para o ano de 2019 nos estados da ALB. Os estados do Pará, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia correspondem a 84,56% de todo desmatamento observado na ALB.
No Acre a curva de desmate se mantém ascendente desde 2017.
Os governos Federal e Estadual levam à efeito grandes operações contra crimes ambientais no Acre, medidas que buscam reduzir o desmate e as queimadas.
O diagnóstico mais recente do Inpe sobre desmate pode ser acessado aqui: http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=5465
Nesta sexta-feira (20/12), Rodrigo Faro gravou o último programa na Record. O apresentador deixa a…
Anitta abriu o coração e falou sobre a briga de ego que tanto assola o…
Um policial penal suspeito de alugar celulares para presos integrantes de facções criminosas, foi afastado…
Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) publicou um edital de concurso público que…
Uma mulher de 25 anos é investigada por suspeita de dar um golpe no próprio…
Flávia Paulo dos Santos Oliveira estava na divisa entre o Tocantins e Goiás quando foi…