Menu

Ex-reitor da Ufac critica MP que dá poderes ao Weintraub de nomear reitores sem eleições

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ex-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac) Moacir Fecuri, usou o seu Facebook nesta quinta-feira, 11, para repudiar a Medida Provisória (MP) 979 publicada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que suspende a realização de eleições com listas tríplices para a escolha de dirigentes das instituições federais de ensino durante o período da emergência de saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19.

A MP publicada na quarta-feira, 10, no Diário Oficial da União, autoriza o ministro da Educação Abraham Weintraub, nomear reitores e vice-reitores de universidades federais sem consulta à comunidade acadêmica. A regra pode ser aplicada para a substituição dos dirigentes que tiveram mandatos encerrados durante a pandemia de coronavírus.

Anúncio

Moacir Fecuri foi o primeiro primeiro reitor eleito no Brasil pela Ufac, em 1984, em pleno regime militar.

“A medida provisória 979 é digna do repúdio da comunidade acadêmica e da sociedade brasileira. A medida provisória 979 é perfeitamente coerente com a postura do Ministro do Meio Ambiente quando usou a tragédia nacional do Covid-19 para passar a boiada com medidas nocivas a questão ambiental. A MP 979 é exatamente isso, vamos colocar a pata dentro das Universidades e quando passar a pandemia voltamos a normalidade. Não se iludam, a pandemia infelizmente é duradoura e até o seu final a autonomia das nossas universidades estará irreversivelmente destruída”, afirmou.

O ex-reitor lembrou que a autonomia das universidades foi construída com lutas e muitos foram torturados.

“Muitos perderam a liberdade e muitos perderam a vida, a nossa autonomia está na base do processo de redemocratização do nosso país, é um processo histórico e irreversível. A MP 979 é uma tentativa que não deve ser apenas abortada mas nos obriga acender a luz de alerta porque novas investidas virão. Aquele que por ventura aceitar a indicação para reitor a revelia da comunidade acadêmica que seja expurgado do nosso meio porque não será digno de pertencer a academia”, externou.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.