Conecte-se agora

Pesquisa coloca Minoru com 38% e aponta empate entre Bocalom e Angelim na 2ª posição; Socorro Neri tem maior rejeição

Publicado

em

O Instituto Haverroth, de Porto Velho (RO), divulgou nesta segunda-feira, 8, uma pesquisa realizada em Rio Branco aferindo a intenção de votos dos eleitores em relação às eleições municipais deste ano. Segundo levantamento estimulado, o pré-candidato pelo PSDB, Minoru Kinpara, aparece liderando com 38,2%. A surpresa foi a posição de Tião Bocalom na segunda opção de voto. Para 18,6% dos eleitores ele seria o melhor candidato a substituir a prefeita Socorro Neri.

Com um ponto atrás do “Velho Boca”, surge o nome do ex-prefeito Raimundo Angelim (PT), com 17,4%. Angelim já disse que não aceita ser candidato e nem o PT confirma o seu nome.

Depois vem a surpresa negativa: na quarta posição, o deputado estadual Roberto Duarte (MDB) com 7,9%. O polêmico deputado perdeu força depois dos ataques à gestão de Gladson Cameli, candidato que apoiou e pediu votos nas eleições para governador em 2018.

A atual prefeita da capital, Socorro Neri (PSB) é opção de voto apenas para 7,6%, segundo pesquisa do Instituto Haverroth.

Na lista de intenção de votos aparecem ainda o pecuarista Fernando Zamora (PSL) com 0,9%, o empresário Jarbas Soster (Avante) com 0,3%, empatado com o também pré-candidato Jamyl Asfuri (PSC).

Os pré-candidatos Pedro Longo (PV), Jebert Nascimento (PRB), e Jeferson Barroso (PDT), não registraram pontos, porém, 8,8% dos entrevistados não souberam responder a pesquisa estimulada.

Já no segundo modelo estimulado onde só aparece os pré-candidatos do PSDB, Progressistas, PT, MDB e PSB, Minoru Kinpara aparece com R$ 41%, seguido por Bocalom com 18.6% e Angelim ou Daniel Zen que marcaram 16,1%. Duarte registrou 8,5% e Socorro marcou 7,3%. Não souberam responder registrou 8,5%.

Na pesquisa espontânea, Minoru Kinpara aparece com 7,1%, seguido por Angelim com 6%. Na terceira colocação aparece Bocalom com 5,4%. A prefeita Socorro Neri surge em seguida com 2,4%. Duarte registrou 1,8%, seguido por Luziel Carvalho e o ex-governador Sebastião Viana, que marcaram 1,2%. O vice-governador Major Rocha também foi citado por 0,6 dos entrevistados. Como foi espontânea, 71,3% não souberam responder.

Com relação à rejeição dos candidatos, quando a pergunta é “em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum”, o resultado é:

– Socorro Neri 28,1%;

– Raimundo Angelim 22,6%;

– Bocalom 17,4%;

– Roberto Duarte 6,3%;

– Minoru Kinpara 1,3%;

– Não souberam responder registrou 24,3%.

Segundo o Instituto de pesquisa, o levantamento foi feito entre os dias 29 de maio a 04 de junho, onde 620 pessoas foram entrevistadas. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Acre sob o número AC-01432/2020.

Cotidiano

Prefeitura de Rio Branco suspende atendimento no Restaurante Popular

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco informou que a partir desta segunda-feira, 27, vai suspender o atendimento do Restaurante Popular ao público para atender, exclusivamente, aos desabrigados das cheias com a alimentação.

No restaurante são preparadas cerca de duas mil marmitas, por dia, distribuídas entre os 25 abrigos espalhados nas regionais. Inclusive, muitas pessoas que usam o local diariamente estão desabrigadas e receberão uma marmita.

O município informou ainda que logo esse momento de crise passe, o atendimento voltará ao normal.

Continuar lendo

Cotidiano

Detran do Acre informa que publicações sobre multas nas redes sociais são falsas

Publicado

em

O Departamento de Trânsito do Acre (Detran) declarou neste domingo, 26, que são falsas as informações em áudio e vídeo que circulam nas redes sociais de que agentes do Detran estão aplicando multas àqueles que estacionam em áreas de risco ou com risco de alagamento. Todos os esforços têm sido no sentido de orientar os condutores a deixarem essas áreas.

“Neste momento, entendendo a situação de emergência pela qual passa a capital, nossas equipes estão apenas orientando motoristas a respeito do estacionamento, bem como paradas desnecessárias em áreas alagadas. Quem precisar do auxílio do Detran, pode entrar em contato com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que atende pelo número 190”, lembrou Wanderson Lima.

Além disso, o Detran está realizando esforços junto aos demais órgãos públicos para minimizar os transtornos causados pela cheia repentina do Rio Acre e seus afluentes em Rio Branco desde a última quinta-feira, 23.

Servidores das áreas operacional e administrativa estão envolvidos no socorro às famílias atingidas pelas águas, seja auxiliando na retirada de móveis das residências, no recebimento das pessoas em abrigos ou no controle do tráfego nas vias interditadas.

“Nesse momento precisamos priorizar o socorro às famílias. Muitas pessoas precisam desse trabalho para salvar seus pertences, móveis e animais. O Detran está trabalhando diuturnamente de forma a garantir que os trabalhos transcorram da melhor forma, por isso precisamos da compreensão de todos”, disse o coordenador da Fiscalização de Trânsito, Wanderson Lima.

Nos últimos dois dias inúmeros foram os transtornos causados por condutores que, sem necessidade alguma, estacionaram seus veículos em locais proibidos e de forma a atrapalhar manobras de caminhonetes e caminhões envolvidos nas operações de resgate aos desalojados.

As equipes de fiscalização pedem que a população não compareça aos locais inundados apenas pela curiosidade e que só circule nessas regiões com seus veículos se houver extrema necessidade.

Continuar lendo

Cotidiano

Forte chuva inunda ruas no bairro Rui Lino, em Rio Branco, neste domingo

Publicado

em

Devido a forte chuva deste domingo, que ocasionou no aumento de 6 cm no nível do Rio Acre, vários pontos da cidade acabaram inundados em meio ao acúmulo das águas.

Além da Avenida Sobral, na Baixada da Sobral, algumas ruas no bairro Rui Lino 3 ficaram subtemas pelas águas dos bueiros, alguns veículos por pouco não foram danificados na rua Aripuana.

Continuar lendo

Cotidiano

UFAC anuncia auxílio emergencial para alunos atingidos pela enchente

Publicado

em

A Universidade Federal do Acre (UFAC) acabou de anunciar que lança nesta segunda-feira, dia 27, um edital para auxiliar de forma emergencial seus alunos atingidos pela alagação em Rio Branco.

De acordo com a instituição, além do edital, outras alternativas para ajudar os estudantes estão sendo estudadas e devem ser anunciadas em breve.

A medida deve ajudar casos como da estudante Bruna Furtado, que faz o curso de engenharia florestal e é moradora do bairro 6 de Agosto.

“Eu sou uma das centenas de alunas da UFAC que foram atingidas pelas cheias Aqui na 6 de agosto, onde eu moro, a água tomou conta das casas das pessoas. O auxílio da Ufac vai ajudar não só a mim, mas a minha família, e tenho certeza que a família de muita gente”, disse.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas