O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) anunciou nesta segunda-feira (8) repasse emergencial de até R$ 456 milhões para o Acre e outros 12 Estados, recursos que visam a recuperação econômica frente à pandemia do novo coronavírus.
O Acre está incluído entre os 13 Estados que possuem contratos ativos com o banco e o dinheiro servirá para que possam investir em ações de enfrentamento à pandemia e na mitigação de suas consequências econômicas.
O valor é limitado ao saldo a liberar dos empréstimos em andamento que não comprometam as obras em andamento. O valor é ajustado à capacidade de execução de investimentos de cada Estado
Além do Acre, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Sul e Santa Catarina poderão ser contemplados com a medida.
A proposta só chegou agora mas o BNDES aprovou, em março de 2020 e em caráter emergencial, medidas socioeconômicas de execução imediata que têm por objetivo ajudar a mitigar os efeitos da pandemia do novo coronavírus no Brasil.
Uma das medidas é a possibilidade de concessão da suspensão temporária por prazo de até seis meses de amortizações de empréstimos contratados junto ao BNDES, nas modalidades direta e indireta às empresas afetadas pela crise – medida conhecida no mercado como standstill.