Menu

Aplicativo vê estabilidade em isolamento social e taxa de infecção no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O apocalipse do novo coronavírus no Acre não se confirmou mas os números passam perto das previsões mais catastróficas e as autoridades sanitárias seguem o alerta.


Uma das previsões dizia que o Acre chegaria a mais de 10 mil casos neste sábado, 6 de junho, mas são pouco mais de 7,5 mil oficialmente confirmados -cerca de 13% a menos que a predição do portal Covid19BR para esse período, por exemplo.

Publicidade

Ainda no sábado, o Acre alcançou 45,4% de isolamento social mas perdeu o primeiro lugar para o Estado de Rondônia, cujo índice foi de 46,89%. O Acre está na 2ª posição no ranking de isolamento social dos Estados, conforme a plataforma In Loco.


Ou seja: apesar do quadro trágico, que traz mortes diárias e número de casos positivos cada vez mais preocupantes há dados alentadores: segundo o aplicativo Farol Covid (www.farolcovid.coronacidades.org) cada 10 pessoas doentes, são oito diagnosticadas. O número é tido como “bom” pelo Farol Covid.


Já o ritmo de contágio, em que um contaminado infecta entre quatro e seis pessoas, é apontado como “ruim” pelo app. No entanto, a plataforma diz que tanto a taxa de infecção quanto a de isolamento social se mostram em fase de estabilização.


A capacidade hospitalar é tida como “insatisfatória” no Acre porque seus leitos estarão todos ocupados em até 36 dias.


O Governo do Acre já apresentou respostas para essas questões. Nesta semana, há previsão de abertura do primeiro hospital de campanha do Acre, em Rio Branco, para atendimento aos casos de Covid-19. Outra unidade semelhante será inaugurada em breve em Cruzeiro do Sul. Além disso, houve aumento no número de equipamentos para tratamento dos pacientes graves.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido