Categories: Blog do Crica Notícias Política

Na defesa da reeleição

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

O senador Márcio Bittar (MDB) pula fora quando o assunto é uma candidatura sua ao governo em 2022. Para Bittar, o panorama lógico é o do governador Gladson Cameli disputando a reeleição, com o seu apoio. A sua preocupação neste contexto se restringe é que na eleição municipal não se quebre pontes para 2022, com o grupo de partidos que estavam na aliança que elegeu o Gladson. Bittar se diz sempre muito bem contemplado no mandato de senador, onde passará a empenhar um dos postos mais cobiçados no governo federal, que é o de Relator do orçamento federal. Acha que na missão terá como conseguir mais recursos para o governador Gladson concluir todos os seus projetos e chegar muito forte na reeleição. Defende inclusive que o MDB não rompa com o governador. “Lutamos tanto para derrotar o PT, e quando se chega ao poder não se pode brigar”, é o argumento político que usa para manter a unidade na eleição de 2022. Neste sentido, Bittar é uma voz isolada dentro do MDB


TRAULITADA JURÍDICA


A deputada federal Mara Rocha (PSDB) levou uma traulitada jurídica como resposta à Ação Popular, interposta para anular as multas acontecidas durante o período de rodízio, na capital. Assim, em certo trecho, se posicionou o juiz de Direito, Anastácio Lima, ao negar o pedido: “Aliás, mais parece que a Ação Popular está sendo utilizada para atacar a opção política levada a termo pela Senhora Prefeita do Município de Rio Branco”. Na verdade, foi uma ação política.


SUCO DA IRONIA


O deputado Gerlen Diniz (PROGRESSISTAS) usou da ironia com a derrota imposta à oposição nas emendas modificativas do projeto que cria o Instituto de Saúde. Ofereceu aos deputados Jenilson Lopes (PSB) e Edvaldo Magalhães (PCdoB); “suco de goiaba”, em alusão ao episódio das supostas merendas vencidas na PMRB. Foi o 7×1 sofrido pela oposição no debate.


AOS VENCEDORES, AS BATATAS


Os deputados Jenilson Lopes (PSB) e Edvaldo Magalhães (PCdoB), ambos preparados, ardilosos, não entenderam ainda que no parlamento, quem dita o tom não é a minoria, mas a maioria. Não se trata de truculência, mas sim que é esta a regra nas casas legislativas.


SABIAM DO RESULTADO


Os organizadores da carreata pedindo a abertura do comércio sabiam ser perda de tempo o protesto, porque o governo e a prefeitura já tinham prorrogado o isolamento social. Foi mais um ato para marcar uma posição sobre a pandemia, porque sabiam que não geraria recuo.


FORA DA MIRA


Até o fechamento da coluna não tinha acontecido nenhuma investida na prefeitura de Rio Branco dentro das ações das operações da Polícia Federal, em que pesem as torcidas políticas.


CONVENCER OS ALIADOS


A depender do governador Gladson Cameli e dos assessores mais próximos a candidata do grupo á PMRB será a prefeita Socorro Neri. A se saber se conseguirá convencer os aliados. Com quem conversa e o assunto é a eleição municipal, não poupa fartos elogios para a prefeita.


PESQUISA DETONADORA


Ninguém se admire se aparecer uma pesquisa nestes dias de algum partido, com a prefeita Socorro Neri com baixa aceitação popular, como forma de desencorajar o Gladson lhe apoiar.


É DO JOGO POLÍTICO


Nesta eleição, na disputa das prefeituras tem o PT se aliando com o MDB; tem o PSDB se aliando com o PT, o PSDB com o PCdoB, o que não deve ser visto com espanto, porque estes partidos deixam o programático de lado quando entra em cena o interesse político. É normal!


FOCANDO 2022


Quem olha todo o cenário que começa a ser montado para estas eleições municipais é com desfecho em 2022 é o ex-senador Jorge Viana (PT), a maior liderança da esquerda, no Acre. O seu sonho é o governador Gladson Cameli disputar a reeleição lhe abrindo caminho ao Senado.


EM QUALQUER SITUAÇÃO


É do maior amadorismo se apostar que o ex-senador Jorge Viana (PT) é figura fora da política, depois da sua última derrota. Num cenário em que tenha ou o vice Major Rocha (PSDB) ou a deputada federal Jéssica Sales (MDB) de candidato ao Senado, ele será sempre competitivo.


NÃO SE ANALISA COM O FÍGADO


Não se faz a análise política com o fígado. O JV entra com chance para senador, em 2022. Um cenário que não deve querer, porque sabe fazer a leitura eleitoral, seria o Gladson Cameli saindo para o Senado, porque neste caso enfrentaria um candidato popular e com estrutura.


PENSANDO EM VOOS ALTOS


O deputado Jenilson Lopes (PSB) não tem como meta disputar a reeleição. Joga todas as suas cartas numa vitória da prefeita Socorro Neri, para ser candidato possivelmente a deputado federal. Ir além deste teto é sonhar e cair da cama, porque lhe faltaria musculatura política.


ÚNICA SAÍDA


Vamos deixar claro para os funcionários do Pró-Saúde: a aprovação do Instituto de Saúde não vai efetivar os seus contratos, entrando para o quadro regular do governo. Mas a criação do órgão é a única maneira do governo de não demiti-los. Até por não existir outro meio legal.


BLEFANDO NO JURUÁ


A deputada federal Jéssica Sales (MDB) é uma parlamentar ativa. Mas vejo como blefe o MDB lhe colocar num patamar de disputa do Senado em 2022. Federal você monta um grupo localizado numa região, uma estrutura, e ganha. Para senador o contexto abrange o Estado.


QUARENTENA NA CHÁCARA


O deputado federal Flaviano Melo (MDB) cumpre a quarentena na sua chácara em Rio Branco. Quanto instado a falar sobre a sucessão municipal e alianças diz que, foi passada ao candidato à PMRB, deputado Roberto Duarte (MDB), a missão de fazer as articulações.


FORA DE COGITAÇÃO


Pelo que já escutei de lideranças petistas o partido pode até discutir uma aliança política com o MDB, mas para o segundo urno. O script do PT para o primeiro turno é candidatura própria.


PEÇA FORA DO TABULEIRO


Uma peça importante que ainda não entrou no tabuleiro político da eleição municipal é o deputado federal Alan Rick (DEM), com bom nicho na capital. Deve acompanhar o Gladson.  


BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSCA


O ex-prefeito Marcus Alexandre (PT) cumpre o papel a ser cumprido por quem sai da eleição derrotado, e com seu partido perdendo o poder: se recolher. Marcus deve se preservar para a disputa do Senado ou Câmara Federal. Disputar o governo em 2022 é ser boi de piranha.


OUTRA FACE DA MOEDA


Leitor manda ao BLOG uma consideração sobre o que está vendo no meio empresarial com a prorrogação do decreto de isolamento social. Na sua visão as empresas poderão diminuir e o maior afetado com isso é o trabalhador. Enfoca o desespero de pais de família, comerciantes, preocupados com o futuro do sustento. Tenho minhas posições, mas abro ao contraditório.


QUESTÃO COMPLEXA


Para quem governa a questão não é simples, é complexa. Promovendo uma abertura no pique da pandemia, quando caminhamos para as sete mil contaminações, corre um risco. Fica num dilema: se abrir tudo e disparar os casos e faltar leitos nos hospitais? Vai tudo para seu colo.


ALGO NOVO


A Covid-19 é algo novo para o mundo médico, não existe nem um protocolo, que seja unanimidade nos sistemas de saúde. É se precaver até que venha um remédio eficaz e uma vacina. O isolamento não para curar a doença, mas para evitar a saturação do sistema de saúde, em que se terá que escolher quem deve viver ou morrer por falta de leitos. 


QUESTÃO DE EDUCAÇÃO


Não cabe a comparação com outros países, no Brasil, para usar máscaras tem que se criar leis.


ELEIÇÃO DIFERENTE


Tudo não será como antes ao fim desta pandemia. A eleição municipal será diferente. A prática das visitas às casas para pedir votos não deverá ter o volume tradicional. Vai levar vantagem o candidato que melhor souber se comunicar pelas redes sociais. A mídia convencional acabou.


TUDO QUE O BOSLONARO QUER


O presidente Jair Bolsonaro tem se mostrado um bom jogador político. Todas as suas fichas são jogadas para que aconteça uma polarização com a esquerda na eleição de 2022, para ficar o nós contra eles. Não lhe interessa enfrentar um nome que possa representar o equilíbrio


FRASE MARCANTE


“Os ditadores nascem nas casas em que não se ousa dar uma ordem à empregada”. H. de Montherlant.


Share
Por
Luis Carlos Moreira Jorge

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024