Categories: Destaque 7 Notícias Política

Acre tem pior queda mensal na intenção de consumo com 13,1%

Published by
Thais Farias

O índice que aponta a intenção de consumo entre os acreanos registrou sua pior queda mensal no estado desde que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) começou a realizar essa pesquisa, no ano de 2010. Nesse último mês de maio de 2020, após 10 anos do início da pesquisa, o Acre teve uma retração de 13,1% na Intenção de Consumo das Famílias (ICF), marcando assim a pior marca já obtida.


A pesquisa foi comentada nesta segunda-feira, dia 1°, pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac no Acre. Para o assessor da Fecomércio local, Egídio Garó, a queda mais intensa já registrada no Acre acompanha os índices observados e outros estados brasileiros. A baixa na intenção de consumo pode estar diretamente ligada à pandemia do novo coronavírus.


Os impactos econômicos são inegáveis. Micro, médias e pequenas empresas têm dificuldades de seguir tocando seus negócios por conta do vírus e das regras impostas pelo governo, federal e estadual, na tentativa de reduzir o número de contaminados pela Covid-19. Segundo a pesquisa, este índice é o segundo resultado mensal negativo consecutivo. “Caiu para 81,7 pontos, atingindo o menor patamar desde novembro de 2017, e permanecendo abaixo do nível de satisfação (100 pontos), onde se encontra desde 2015”, diz a entidade.



A retração anual apontada nesse mês de maio foi ainda maior em relação ao mesmo período de 2019: 13,7%. “A queda mais acentuada desde agosto de 2016”, afirma. Além da pandemia, Garó acredita que a insegurança do consumidor com a manutenção do seu emprego e a renda em momento pós-pandemia também são fatores determinantes para este cenário. “Além da impossibilidade de trabalho por conta do isolamento social e do desemprego que, segundo dados do IBGE e PNAD, apontam que o desemprego no país bateu novo recorde, atingindo mais de 4,9 milhões de desempregados”, diz.


A redução nos postos de trabalho no Acre foi de 3,5%. “Enquanto o número de trabalhadores fora da força de trabalho aumentou em 3,4%. Mesmo com a disponibilidade de crédito, que permite uma relação de consumo mais confiante, o consumidor está retraído e, assim, deverá permanecer ao longo dos próximos meses. Há uma tendência de que o ICF diminua ainda mais nos próximos dois meses”, conclui o assessor.


Share
Published by
Thais Farias

Recent Posts

Joia marca nos acréscimos, e Palmeiras tem virada heroica sobre o Del Valle

O Palmeiras conquistou uma virada histórica contra o Independiente del Valle por 3 a 2 noite de…

24/04/2024

Com gols brasileiros, Flamengo é derrotado pelo Bolívar na altitude de La Paz

Com uma escalação diferente e alternativa, o Flamengo foi derrotado pelo Bolívar, em La Paz,…

24/04/2024

Quem é Isabel Veloso, influencer de 17 anos que precisou provar que está com câncer

Isabel Veloso, influencer de 17 anos, com 2,5 milhões de seguidores no Instagram, se casou na última…

24/04/2024

Athletico resolve no 1º tempo, vence Danubio e é líder na Sul-Americana

O Athletico venceu o Danubio por 1 a 0 nesta quarta (24) na Copa Sul-Americana.…

24/04/2024

Botafogo vence Universitario e vê luz na Libertadores mesmo na lanterna

O Botafogo voltou do intervalo inspirado e venceu o Univesitario-PER por 3 a 1 no…

24/04/2024

Idosos do Lar dos Vicentinos recebem novo RG, CPF e certidão de nascimento

O Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre realizou nesta quarta-feira (24), uma ação…

24/04/2024