A análise do Projeto de Lei que migra o Pró-Saúde para o Instituto de Gestão de Saúde do Acre (IGESAC) está parada até segunda ordem na Assembleia Legislativa. Debatido na comissão conjunta que envolvia as comissões de Constituição e Justiça, Orçamento e Finanças, e Serviço Público, na última quinta-feira, 21, a proposta foi alvo de pelo menos 18 emendas de autoria dos deputados de oposição que apresentaram modificações pontuais, porém, a maioria foi derrubada pela do governo. Segundo o ac24horas apurou, ainda faltou a análise de algumas emendas já que o relator da proposta, o deputado José Bestene (Progressistas), suspendeu os trabalhos.
Quando todos pensavam que o PL seria debatido na sessão desta terça-feira, 26, para que ainda fosse votado em plenário esta semana, o relator responsável por presidir a sessão conjunta não havia se conectado a sessão virtual, o que gerou certa apreensão por parte da base. Após a sessão, no final da tarde, Bestene encaminhou mensagem no grupo de WhatsApp dos deputados afirmando que estava em isolamento devido ter tido contato com uma pessoa que testou positivo para covid-19.
“Caros colegas parlamentares, seguindo orientação médica, estou em repouso. Tive contato, há uns dias, com uma pessoa que testou positivo para o covid-19, por isso, com o surgimento de sintomas de gripe, procurei um médico que pediu para ficar em repouso.
Assim, estarei ausente das sessões, para cuidar da minha saúde. Logo estarei de volta. Desejo a todos os bons trabalhos pelo povo do Acre. Abraço!”, disse o deputado.
Ocorre que circula nos bastidores a ausência de Bestene seria uma forma do líder do governo, deputado Gerlen Diniz (Progressistas), tentar recompor a base, que estaria dividida em relação ao projeto de lei. Alguns deputados da base estariam dispostos a aprovar emendas de autoria de deputados da oposição e isso internamente tem gerado correria nos corredores do Palácio Rio Branco.
Parlamentares da base estariam tentando pressionar o Palácio para que algumas demandas com relação à nomeação de cargos comissionados sejam atendidas. Enquanto Bestene não puder participar das sessões, o Igesac não será debatido a não ser que ele solicite um novo relator para a proposta, o que é pouco provável.
Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…
O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…
Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…
Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…
As dependentes químicas Raquel Feitosa da Silva, de 22 anos, e Patrícia Silva do Carmo,…