Testagem contra Covid-19 realizada em 500 voluntários em Cruzeiro do Sul e Rio Branco mostra que a capital do Acre detém um dos maiores percentuais de pessoas que desenvolveram anticorpos entre as capitais brasileira.
A pesquisa Epicovid19BR, da Universidade de Pelotas e Ibope, teve sua primeira etapa realizada entre os dias 14 e 21 de maio, e traz resultados inéditos e preocupantes.
Em Rio Branco foram 250 examinados, sendo 12 deles apresentaram anticorpos para o novo coronavírus, o que representa um universo de 5,4% de pessoas que foram infectadas e desenvolveram proteção natural ao vírus.
Com base nesses dados, os pesquisadores calculam que o número de infectados é bem maior do que a estatística oficial mostra.
Já em Cruzeiro do Sul, a testagem mostrou que menos de 1% apresentam anticorpos.
“Não é por acaso que o logotipo do Epicovid19-BR remete a um iceberg. Os casos confirmados, que aparecem nas estatísticas oficiais, representam apenas a ponta visível de um iceberg cuja maior parte está submersa. Para conhecer a magnitude real do coronavírus, é obrigatória a realização de pesquisas populacionais”.
Na pesquisa, são apresentados os percentuais de testes realizados por estado. No Acre, Amapá, Amazonas e Sergipe, 100% das entrevistas previstas foram concluídas. No Mato Grosso (26%), Paraíba (27%), Pernambuco (39%) e Rio Grande do Norte (50%), menos da metade dos testes previstos foram realizados.
O Epicovid19-BR é um estudo coordenado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas. O financiamento para a pesquisa é do Ministério da Saúde. O estudo conta também com apoio do Instituto Serrapilheira, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), da Pastoral da Criança, e contou com doação do programa da JBS Fazer o Bem Faz Bem. A coleta de dados é de responsabilidade do Ibope Inteligência.
A pesquisa pode ser acessada aqui: http://epidemio-ufpel.org.br/uploads/downloads/276e0cffc2783c68f57b70920fd2acfb.pdf
Anitta abriu o coração e falou sobre a briga de ego que tanto assola o…
Um policial penal suspeito de alugar celulares para presos integrantes de facções criminosas, foi afastado…
Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10) publicou um edital de concurso público que…
Uma mulher de 25 anos é investigada por suspeita de dar um golpe no próprio…
Flávia Paulo dos Santos Oliveira estava na divisa entre o Tocantins e Goiás quando foi…
Presa por suspeita de lavagem de dinheiro, Deolane Bezerra usou as redes sociais, nesta sexta-feira…