Categories: Acre Blog do Crica Notícias Política

Bolsonaro que se dane

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

O governador Gladson Cameli não está nem aí para as recomendações do presidente Bolsonaro e para o ministro Paulo Guedes, que são contra os Estados darem vantagens salariais aos servidores. Distribuiu gratificações a rodo para a Saúde e Segurança. Desde que o Estado esteja nadando em dinheiro, nada contra, até por ser justo às categorias, num momento em que se dedicam em jornadas extras nestes tempos de pandemia.


SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR, O BICHO COME


O senador Márcio Bittar (MDB) pintou na sua cabeça um cenário pelo qual o grupo que elegeu o governador Gladson Cameli chegaria unido, em torno de um nome para disputar a prefeitura de Rio Branco. Ficou só no sonho. O seu partido foi o primeiro a espatifar o ninho da pata, adotando com o deputado Roberto Duarte (MDB) uma linha na Assembléia Legislativa de ataques duros ao atual governador, se unindo para isso ao discurso da oposição. Isso deixará o Márcio, que hoje é um dos aliados mais próximos do governador, numa situação não muito confortável na campanha. O Palácio Rio Branco elegeu como uma de suas prioridades na eleição a de derrotar a candidatura a prefeito da capital do deputado Roberto Duarte (MDB). E vem a pergunta: para qual palanque irá o senador Bittar. Para o do nome a ser apoiado pelo Gladson á PMRB, ou para o palanque do candidato do seu partido? Está naquela de que: se correr, o bicho pega, se ficar, o bicho come. Não há saída que não magoe um dos lados.


MAIS QUE NORMAL


O senador Márcio Bittar (MDB) sair na defesa do presidente Bolsonaro não é novidade para quem acompanha sua trajetória política. Como ele se definiu, é mais direita que o Bolsonaro.


UMA CORREÇÃO


Recebo ligação do amigo jornalista Ailton Oliveira para dizer que o prefeito de Acrelândia, Ederaldo Caetano, não liberou as atividades comerciais, e que apenas acrescentou exigências, como a obrigação do uso de máscara. Ainda bem, seria flertar com o risco em plena pandemia.


SEMPRE FOI DESBOCADO


Não há porque se admirar do linguajar do presidente Bolsonaro, sempre foi desbocado, desde a campanha. Mas leva uma vantagem em relação aos governos anteriores de esquerda: não se conhece uma prática de bandalheira até aqui na sua administração. É um ponto ao seu favor.


HORA DE INOVAR


Ex-deputado petista comentou com o BLOG ser a hora do PT procurar se reinventar, lançando um nome novo para disputar a prefeitura da capital, e procurar conversar mais com as velhas lideranças. Descarta a candidatura do ex-prefeito Raimundo Angelim (PT) á PMRB.


CORRIDA MALUCA


As previsões dos infectologistas de que o Covid-19 entraria num pique de crescimento no Estado estão se confirmando, pela corrida maluca do vírus logo se chegará aos 4 mil casos.


COM QUE CARA FICOU?


Com qual cara ficou, quem taxou o médico Thor Dantas de alarmista e de querer aparecer na pandemia? Tudo o que o Thor falou nas suas lives sobre o Covid-19 está acontecendo..


SAÚDE SUCATEADA


A pandemia do Covid-19 está confirmando que o governador Gladson pegou uma Saúde sucateada e tendo que basicamente partir do zero para estruturar o sistema, e fazer frente à escalada do coronavírus. O que se tinha muito era a empáfia em cima de algo irreal.


CARTAS ERRADAS


Um petista da velha guarda ligado á Saúde, comentando ontem as críticas, concordou que de fato o governo passado fracassou em mudar a cara da Saúde, e o que fez de bom não chegou à população, porque investiu na publicidade em jornais escritos, veículos que ninguém lê, deixando de lado a mídia eletrônica, que chega do mais pobre ao mais rico.


PROGRESSISTAS DIVIDIDOS


O PT de Brasiléia está dividido sobre quem apoiar na eleição deste ano. A cúpula, que não tem votos, quer apoiar a reeleição da prefeita Fernanda Hassem (PT). E o vereador Joelson Pontes (Progressistas), que tem votos, deve caminhar com a candidatura da Leila Galvão (MDB).


FICARIA MAIS DIFÍCIL


Politicamente, a prefeita Socorro Neri não errou em se afastar do PT, e ir para a disputa de um novo mandato com cara própria. Tem muita gente boa no PT, mas também tem figuras carimbadas que tiram votos, e ela teria que conviver com estes cupins políticos no palanque.


UM FATO QUE IMPRESSIONA


Quando se dá uma olhada no perfil de qualidade dos dez candidatos a prefeito de Rio Branco nota-se um ponto muito positivo: todos com preparo profissional. O que é bom para o eleitor.


ELEITOR CONSOLIDADO


Mesmo com a sua linguagem de boteco de beira de mercado, o presidente Bolsonaro conseguiu manter seguidores fiéis, principalmente, no eleitorado conservador, e entre os evangélicos radicais. A tendência é que chegue em 2022, se nada mudar, ainda competitivo.


PRÓPRIAS PERNAS


Todos os prefeitos do PT se elegeram ancorados na máquina do governo petista, e com as tradicionais ajudas de empreiteiros pelo Caixa 2. Na eleição deste ano, com o PT fora do poder, não terão o empurrão da máquina e tampouco terão as ajudas dos empresários do passado.


NÃO SERÁ FÁCIL


Esta ideia de grupos políticos de que a oposição deveria ter uma candidatura de unidade para disputar a prefeitura de Feijó é válida. Só que, pelas reações, será de difícil concretização. E, com MDB, PCdoB, PSDB com candidatos próprios, fica mais difícil derrotar o prefeito Kiefer.


NEM TANTO PELA GESTÃO


Não é nem tanto pela gestão do prefeito Kiefer, que pelo que se ouve, não é a última bolacha do pacote, mas pelo fato que os votos da oposição serão pulverizados. E lá é turno único.


NÃO LEIAM O LIVRO


Recomenda-e aos candidatos a vereadores a não ler o livro da secretária de Turismo, Eliane Sinhasique, sobre como vencer uma eleição sem gastar dinheiro, até porque a teoria não funcionou na prática. Na sua última eleição para prefeita, sofreu uma fragorosa derrota.


SABE ONDE PISAR


Um prefeito que vem de outros mandatos e no poder, num município pequeno, já leva uma grande vantagem sobre os adversários. Disputa no mandato e sabe onde conseguir votos. Não apostem na hipótese de que o prefeito Tião Flores, de Epitaciolândia, é carta fora do baralho.


PARTO DIFÍCIL


Pela centésima vez se anuncia que o DNIT aprovou o anteprojeto do governo do Acre para a construção do Anel Viário de Brasiléia, cuja licitação deve acontecer em 15 dias. Desde o governo passado que este tipo de anúncio vem sendo feito e nada da obra começar.


EM QUE FICOU MESMO?


É bom lembrar que a ponte que consta da obra não cortará a cidade de Brasiléia, passará ao largo. Por isso é bom o governador Gladson ir pensando numa segunda ponte, esta ligando o centro da cidade. Em que ficou mesmo a propaganda das pontes metálicas doadas (sic) pelo DNIT?


TENHA MAIS DIÁLOGO


O que se espera é que nova secretária municipal de Saúde, Jesuíta Arruda, tenha mais diálogo com os dentistas, o que não acontecia com o secretário anterior, pelas queixas que se ouviu.


GLADSON SEM NOME


Os grupos aliados ao governador Gladson Cameli continuam sem uma definição sobre quem apoiar para a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Nesta batida, quando conseguirem este nome, a eleição terá terminado. Perguntei ao Gladson quem seria este nome, e disse não ter ainda.


CANDIDATURA DA UNIDADE


Para ter chance na eleição para a prefeitura de Cruzeiro do Sul o candidato do grupo de aliados do governador Gladson teria de agregar todos os partidos do seu campo. Acontece é que o senador Petecão (PSD) me disse não abrir mão da candidatura do Henrique Afonso (PSD) a prefeito. É um quadro indefinido. É uma definição que teria de ser costurada agora.


CORRENDO SOLTO


Enquanto seu lobo não vem, o MDB com a candidatura organizada do Fagner Sales (MDB) a prefeito, com uma forte base de candidatos a vereadores, a força eleitoral do pai Vagner Sales, das deputadas Jéssica Sales e Antônia Sales, vai correndo solto e se fortalecendo.


CASOS EXPLODIRAM


Falando de Cruzeiro do Sul, os casos de Covid-19 explodiram na cidade, fugindo ao controle. Mas temos de reconhecer que o prefeito Ilderlei Cordeiro não tem sido omisso no combate à pandemia. O problema em Cruzeiro do Sul e Rio Branco é que a população não assimilou a gravidade da situação. Nas duas maiores cidades do Estado, o sistema de saúde está saturando.


FRASE MARCANTE


“Todo sapato bonito um dia se torna chinelo velho”. Ditado chileno.


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Confusão em show de Naiara Azevedo termina com mulher ferida

Uma confusão no meio do público do show da cantora Naiara Azevedo, em frente ao…

01/05/2024

Naiara diz que vai fazer um dos melhores shows da carreira e cantar músicas ainda não lançadas

A cantora Naiara Azevedo disse em coletiva pré-show em frente ao Palácio do Governo, em…

01/05/2024

Flamengo bate o Amazonas em noite de vaias ao time e aplausos a Gabigol

O Flamengo venceu o Amazonas por 1 a 0, nesta quarta-feira (1), pelo jogo de…

01/05/2024

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024