O IBGE divulgou nesta quinta-feira (21) a pesquisa Regiões de Influência das Cidades (Regic) 2018 – Informações de Deslocamentos para Comércio, mostrando que em média os deslocamentos para comércio de vestuário e calçados corresponderam a 169,9 quilômetros no Estado do Acre no ano do estudo.
Já os deslocamentos para comércio de móveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e de informática somaram, em média, 154,6 quilômetros em 2018.
O estudo do IBGE é uma composição de análises e regionalizações que identificam cidades que funcionam como polos comerciais para compra de roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Os dados, relativos a 2018, foram antecipados com o objetivo de contribuir com diagnósticos do impacto econômico da Covid-19.
A pesquisa mostra que o deslocamento médio dos brasileiros que precisaram sair de seu município para comprar eletroeletrônicos e móveis foi de 73 km.
Já para adquirir vestuário e calçados, essa média aumenta para 78 km. De acordo com a pesquisa, o atendimento às demandas das cidades afastadas dos grandes centros urbanos frequentemente é feito pela internet, mas há locais que atraem pessoas de distâncias maiores, por possuírem comércio diversificado de eletrônicos, por exemplo.
Com o isolamento social atual, houve mudanças no padrão geográfico de consumo por causa da redução da atividade comercial e de restrições de deslocamentos entre municípios