Conecte-se agora

Enem 2020: estudantes dividem opiniões após o adiamento do exame

Publicado

em

A suspensão das provas foi aprovada pelo Senado na terça-feira (19)

Para muitos estudantes que se candidataram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o adiamento é a alternativa mais coerente em um momento de isolamento social causado pela pandemia no país. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram adiar o exame, após a pressão de estudantes, professores e instituições, e também por conta das manifestações do Poder Legislativo.

As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que estava previsto nos editais. Segundo as organizações responsáveis pela aplicação da prova, a medida segue uma demanda imposta pela sociedade, em razão da dificuldade que muitos candidatos estão enfrentando para estudar durante esse período de pandemia.

Mesmo entre aqueles que frequentam escolas particulares, o adiamento foi uma escolha mais sensata, como opina a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Giulia Marques, de 17 anos. “Achei positivo o adiamento do Enem porque muitos estudantes seriam prejudicados. Nas escolas particulares, muitos alunos têm acesso à internet, mas essa não é a realidade de muitas pessoas, principalmente dos alunos das escolas públicas, que estão sem aulas”, avalia. 

Giulia estava matriculada em uma escola da rede privada de Salvador, BA, mas com a pandemia e suspensão das aulas presenciais, sua mãe optou por cancelar a matrícula. Ainda assim, ela manteve a rotina de estudos para garantir o acesso ao ensino superior. “Muitas vezes, o Enem é a oportunidade para as pessoas terem acesso à faculdade e não seria justo aplicar a prova para os estudantes que estão tendo dificuldade para estudar por não terem aulas nem internet em casa”, conclui a estudante que segue se dedicando aos conteúdos em casa, por conta própria.

Na contagem até quarta-feira (20), mais de quatro milhões de pessoas já tinham efetuado a inscrição para o Enem. Até então, os estudantes terão até as 23h59 do dia 22 de maio (amanhã) para realizar as inscrições. Entre os inscritos está Mirella Silva Rosa, 38. A auxiliar administrativa soteropolitana não concorda com o adiamento da prova. Segundo ela, há outras formas de ajudar ambos os lados. “Não achei uma boa notícia, não. Na minha opinião, é bem desnecessário. As pessoas podem realizar a prova on-line e para as demais que não têm acesso à internet eles poderiam organizar melhor”. Ela acredita que os estudantes devem se esforçar para fazer uma boa prova. “Depende de cada um deles”, afirma Mirela que deseja cursar Administração.

Para encontrar uma data que seja mais adequada, o Inep irá promover uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, que será realizada no final de junho, por meio da Página do Participante. A novidade foi divulgada na terça-feira (19), pelo Ministro da Educação, Abraham Weintraub. 

Inscrições

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) entrou com uma ação na Justiça Federal de São Paulo solicitando a prorrogação das inscrições. No processo, o partido pede que o Judiciário suspenda o prazo final para inscrição até que o estado de calamidade seja revogado ou que, ao menos, a situação esteja mais controlada.

Os estudantes que desejam ter mais informações sobre o exame, como recursos de acessibilidade, funcionamento do processo de isenção, inscrição e datas, devem acessar o portal do Inep e do Ministério da Educação, que são os canais de informação do Enem 2020, assim como as redes sociais oficiais dos dois órgãos do Governo federal. O Inep também possui um canal de autoatendimento on-line e por ligação no número 0800 616161 (somente chamadas de telefone fixo).

*Com informações do Inep

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Anúncios

Cotidiano

Criminosos invadem casa e agridem proprietário com coronhadas durante assalto

Publicado

em

O senhor Francisco de Souza Morais,  56 anos e sua esposa foram vítimas de mais um roubo na capital na noite desta quarta-feira, 24. O crime aconteceu no km 15 da Transacreana, zona rural de Rio Branco.

Segundo informações da polícia, Francisco estava na sua residência com a esposa quando bandidos invadiram a casa, renderam às vítimas, o agrediram  com coronhadas na cabeça, até ele desmaiar. Os criminosos roubaram uma espingarda e R$ 800 em espécie. Após a ação, os bandidos fugiram do local.

A esposa de Francisco conseguiu ligar para Polícia Militar. Uma guarnição se deslocou até ao local e idoso foi colocado na viatura e levado até a entrada do ramal. A ambulância do SAMU foi acionada prestou os primeiros atendimentos a vítima e o encaminhou ao Pronto-Socorro de Rio Branco.

Os criminosos não foram encontrados pelos policiais e o caso será investigado pela Polícia Civil.

Continuar lendo

Cotidiano

Jovem desrespeita “gata” de faccionado e é punido com panada de terçado no Belo Jardim

Publicado

em

O jovem Joenderson Meira Dias, 27 anos, foi agredido com várias ‘panadas de terçado’ na noite desta quarta-feira, 24, após desrespeitar a mulher de um faccionado. O fato aconteceu na Travessa Raquel Fernandes, no bairro Belo Jardim II,  Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com informações da polícia, Joenderson estava caminhando em via pública quando desrespeitou a mulher de um faccionado. A mulher avisou seu marido que chamou outros membros da facção, os criminosos abordaram o jovem e o encaminharam a um esconderijo. Joenderson foi amarrado julgado pelo tribunal do crime, e em seguida, foi torturado com várias ‘panadas de terçado’ nas costas vindo a ficar muito ferido. Após a ação, os faccionários fugiram do local.

Populares encontraram a vítima ferida e acionaram a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), os paramédicos prestaram os primeiros atendimentos e encaminharam o ferido ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.

Policiais Militares estiveram no local, colheram as características dos autores do crime e em seguida fizeram patrulhamento na região em busca de prendê-los, mas ninguém foi encontrado.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Continuar lendo

Cotidiano

INSS antecipa benefícios a moradores alagados em dez municípios do Acre

Publicado

em

Portaria do Ministério da Economia publicada nesta quinta-feira (25) no Diário Oficial da União, autoriza o Instituto Nacional do Seguro Social a antecipar, a partir de março de 2021, o pagamento dos benefícios previdenciários e assistenciais aos beneficiários domiciliados nos municípios de Rio Branco, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Feijó, Tarauacá, Jordão, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

O INSS considera o disposto na portaria nº 303, de 22 de fevereiro de 2021, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional, que reconheceu o Estado de Calamidade Pública em todos esses municípios por causa das cheias dos rios.

O valor antecipado deverá ser ressarcido em até 36 parcelas mensais fixas, a partir do terceiro mês seguinte ao da antecipação, mediante desconto da renda do benefício e, dada a natureza da operação, sem qualquer custo ou correção.

A portaria pode ser acessada no DOU:

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-conjunta-n-23-de-24-de-fevereiro-de-2021-305318188

Continuar lendo

Destaque 2

Ex-secretário de segurança petista é nomeado como delegado-geral adjunto

Publicado

em

O governador Gladson Cameli promoveu uma série de mudanças na cúpula da Polícia Civil do Acre nesta quinta-feira, 25. As alterações afetam o Departamento Técnico, Direção do Departamento de Polícia e o cargo de Delegado-Geral Adjunto, que vem a ser o segundo nome mais importante na escala administrativa da Polícia Civil acreana.

O delegado Alex de Souza Cavalcante que era o segundo homem forte da instituição foi exonerado, mas continua na gestão e agora vai ser o Diretor do Departamento Técnico-Policial no lugar de Getúlio Monteiro de Castro Teixeira.

Para o cargo de Delegado-Geral Adjunto foi nomeado o experiente delegado Vanderlei Scherer Thomas. O delegado foi secretário de segurança durante seis meses na administração de Sebastião Viana em 2018, substituindo Emylson Farias, quando o então secretário deixou o cargo para ser vice na chapa de Marcus Alexandre

Outra mudança é no cargo de Diretor do Departamento de Polícia da Capital e do Interior. Cristiano Ferreira de Bastos foi exonerado e o delegado Pedro Paulo Silva Buzolin foi nomeado para a função.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas