Menu

Médico de UBS está entre os quatro novos casos de Covid-19 confirmados em Xapuri

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O município de Xapuri registrou nesta terça-feira, 19, mais quatro novos casos positivos de Covid-19. Entre as confirmações está a de um profissional de saúde, o médico Andrews Henrique Dias de Araújo, 44 anos, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Francisco da Silva, no bairro Sibéria.


Participante do programa Mais Médicos, ele fez uma postagem pública em sua página do Facebook comunicando o resultado positivo do seu exame, que foi realizado dias depois de haver se afastado do trabalho, logo após o aparecimento dos primeiros sintomas da doença.

Publicidade

“Depois de alguns dias afastado do trabalho, tive a confirmação hoje à tarde. Meu teste rápido para o covid-19 deu positivo. Tinha que me retratar por respeito a todos os pacientes, equipe de trabalho, parentes e amigos que tiveram contato comigo nas últimas semanas”, disse ele na postagem que é seguida de um vídeo.


Andrews relata na publicação as dificuldades respiratórias que sentia no momento da postagem e diz não ter razão para se esconder, mas para alertar as pessoas com quem teve contato sobre o quanto o vírus é perigoso. Ele promovia, na rede social, o incentivo ao isolamento social.


“Estou me sentindo muito cansado e ofegante, mas tudo irá passar. Peço oração para todos que também estão acamados nesse momento. A vida é muito curta e preciosa pra ser desperdiçada. Se Deus quiser, irei sair dessa”, completou.


Ao ac24horas, o médico relatou que não sabe como contraiu o vírus. Ele informou que não atendeu pacientes com sintomas ou com diagnóstico positivo para a covid-19. No entanto, como possui histórico de viagem recente a Rio Branco, o caso do médico não é considerado como transmissão comunitária.


Segundo explicou o enfermeiro Francisco Andrade de Souza, coordenador da Equipe de Referência para a Covid-19 em Xapuri, para que um caso seja considerado como de transmissão comunitária, além de o paciente infectado não saber a origem da contaminação, ele também não deve ter histórico de viagem recente para outros municípios com circulação do vírus.


“Ainda não temos casos de pessoas que não tenham relato de ter viajado para outros municípios antes da confirmação, o que é um fator que a gente leva muito em consideração, pois essas cidades estão com situações alarmantes de transmissão comunitária e com grande aumento de casos por dia. Então, isso pesa para a gente não considerar, ainda, essa condição aqui”, afirmou.


No Boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Sesacre) divulgado nesta terça-feira, 19, aparecem 18 casos confirmados em Xapuri, com o registro de mais dois que foram diagnosticados na cidade, mas consignados na estatística para Rio Branco, o local de residência dos pacientes. A Secretaria Municipal (Semusa) considera e monitora os 20 casos no município.


São 86 os casos notificados pela Semusa à Sesacre, dos quais 59 foram descartados pelo laboratório Charles Mérieux. 7 casos suspeitos estão em análise laboratorial e 90 pessoas estão sendo monitoradas pelas equipes de saúde do município. Dos 18 casos testados positivos em Xapuri, 12 já tiveram alta e não há o registro de óbitos por covid-19 na cidade, até o momento.


Com os novos casos positivos em Xapuri, os números na regional do Alto Acre subiram consideravelmente, indo a 42, com o registro de mais uma confirmação em Assis Brasil, que passou a 2 casos positivos, com um óbito, e mais um caso em Brasiléia, que foi a 6. Epitaciolândia se manteve com os 15 confirmados até a última segunda-feira, 18.


Assista ao vídeo:

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido